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dc.creatorLeon, Adriana Duarte
dc.date.accessioned2021-07-05T14:02:31Z
dc.date.available2021-07-01
dc.date.available2021-07-05T14:02:31Z
dc.date.issued2008-01-15
dc.identifier.citationLEON, Adriana Duarte. A profissão docente na cidade de Pelotas: Associação Sul Rio-Grandense de Professores e Associação Católica de Professores (décadas de 1930 e 1940). Pelotas, 2008. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7834
dc.description.abstractThis thesis discusses teachers´ work as a profession, considering its social prestigious during the period of 1930 and 1940, in the context of Pelotas, a historical town in South Brazil. It analyzes many aspects of two relevant associations – Associação Sul Rio-Grandense de Professores (Teachers Association of the State of Rio Grande do Sul) and Associação Católica de Professores e Cultura Social (Teachers Catholic Association and Social Culture), related to how these associations have influenced teachers in terms of the making of their professionalization. It was established the period of the decades of 1930 and 1940, firstly because it matches the year of their creation (1930), and it was also an important time for educational policies in Brazil for the second half of the Twenty Century, when it is possible to note significant national policies for public education and schooling. It uses oral and written historical sources. The oral sources were collected through interviews with female teachers that had worked at this time. The written sources were documents and texts founded at the Associação Sul Rio-Grandense de Professores (reports of board meetings and assemblies) and three publications that have circulated in Pelotas – the Catholic Bulletin “A Palavra” (The Word), and two newspapers: “Diário Popular”, and “A Opinião Pública”. The Associação Sul Rio-Grandense de Professores and the Associação Católica de Professores e Cultura Social have achieved crucial role in empowering social prestigious of teachers in that period. The associations can be considered very representative institutions and have contributed to professionalism of teaching force, stimulating acts of integration, congregation, and organizing events for teacher education, such as courses, conferences, and so on.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectProfissão docentept_BR
dc.subjectValorização profissionalpt_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.subjectTeachers' Workpt_BR
dc.subjectPrestigious professionalismpt_BR
dc.titleA profissão docente na cidade de Pelotas: Associação Sul Rio-Grandense de Professores e Associação Católica de Professores (décadas de 1930 e 1940).pt_BR
dc.title.alternativeThe teaching profession in the city of Pelotas: Associação Sul Rio-Grandense de Professores and Associação Católica de Professores (1930s and 1940s).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6338845236131461pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9102960381550474pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa discute a valorização da profissão docente nas décadas de 1930 e 1940, no contexto de Pelotas, analisando sob quais aspectos a Associação Sul Rio-Grandense de Professores e a Associação Católica de Professores e Cultura Social desempenharam influência na constituição da profissão docente. O recorte temporal estabelecido para a pesquisa – as décadas de 1930 e 1940 – corresponde ao período inicial de atuação destas instituições (1930) e a um período significativo para as definições das políticas brasileiras de educação do século XX, quando se presenciou uma série de iniciativas nacionais para a educação, que delineiam características centrais para o sistema de ensino. As fontes utilizadas na pesquisa são orais e escritas. As orais constituem-se de entrevistas temáticas realizadas com professoras que atuaram no período. As fontes escritas são os registros encontrados na Associação Sul Rio-Grandense de Professores (atas das reuniões de diretoria e atas das assembléias) e três jornais que circularam no período, em Pelotas, o jornal católico “A Palavra”, o “Diário Popular” e “A Opinião Pública”. A Associação Sul Rio-Grandense de Professores e a Associação Católica de Professores e Cultura Social ocuparam papel relevante no que se refere à valorização da profissão docente. Constituíram-se como importantes entidades representativas e contribuíram para a profissionalização e a valorização do professorado, realizando atividades de congregação e integração, atividades de formação, estimulando, assim, a construção de um fazer profissional específico do professor.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Amaral, Giana Lange do


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