As relações afetivas na aprendizagem em educação a distância.
Resumo
Esta dissertação tem o objetivo de investigar a percepção de um grupo de
tutores e alunos de EAD sobre: a) a ocorrência de trocas afetivas nessa
modalidade de educação; b) a importância a ela atribuída pelos sujeitos
entrevistados; e c) a influência dessas trocas na aprendizagem. Como a EAD é
importante, porque contribui para a democratização da educação,
possibilitando que mais alunos possam ingressar no ensino superior, é
essencial fazê-la com qualidade. Com esta pesquisa, pretendo trazer
contribuições que promovam essa qualidade. A revisão teórica que deu suporte
à pesquisa incluiu uma discussão breve sobre a EAD, sobre afetividade e
educação e sobre a importância da afetividade na EAD. Para isso forma
utilizadas as idéias de autores como Belloni, Kenski, Vigotski, Freire, Arantes e
Moran. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas,
com três tutores e quatro estudantes envolvidos em cursos a distância e
selecionados visando a compor um grupo de sujeitos que apresentasse
variabilidade, conforme as diretrizes que guiam os processos de amostragem
nas pesquisas qualitativas. Os resultados, baseados em categorias teóricas e
empíricas provenientes da análise dos dados das entrevistas, foram
complementados pelas informações obtidas em um estudo piloto que serviu
também para orientar a coleta de dados do estudo principal. As trocas afetivas,
segundo os participantes da pesquisa, ocorrem na EAD. Elas aparecem entre
os alunos e tutores, presenciais ou a distância, e entre os alunos, em especial
nos trabalhos em grupo. A presença das trocas afetivas é considerada
importante para impulsionar a aprendizagem e a motivação dos alunos.
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