Professores leigos em escolas rurais: trajetórias de vida profissional de um passado (re)visitado.
Resumo
Esta dissertação apresenta estudo realizado no período 2006/2008 tendo
como foco principal o processo de formação pessoal e profissional de professoresleigos
da zona rural no município de Pelotas (RS). A temática em estudo tem
ocupado espaço nas discussões e pesquisas nesses últimos anos. O objetivo deste
foi investigar a trajetória profissional destes professores, buscando estabelecer uma
discussão sobre o processo de formação pessoal adquirido na e pela prática
pedagógica entre as décadas de 1940 e 1970. Metodologicamente, a pesquisa
realizada baseia-se na história de vida profissional de um professor leigo e de uma
professora leiga. Como fontes de coleta de dados foram utilizadas narrativas orais e
escritas, conversas complementares e consulta documental. As fontes documentais
foram disponibilizadas pelos próprios professores ou, ainda, localizadas em
arquivos, e constituem-se em fotografias, livros didáticos, subsídios pedagógicos
orientadores para professores rurais, certificados, entre outros. No entanto, a
memória destes professores leigos apresentou-se como a principal fonte de
pesquisa. Para o diálogo teórico recorri, dentre outros, a autores como Nóvoa
(1995), Marcelo Garcia (1999), Freire (1996), Therrien (1993), Arroyo (1982) , Tardif
(2002). Situando a pesquisa no espaço-tempo, o trabalho resgata o significado
atribuído ao termo professor leigo e o processo vivido pelas escolas instaladas na
zona rural. Foi possível perceber que ao Revisitar a trajetória percorrida encontrouse
indícios de um processo de formação construída no e pelo fazer. Os professores
entrevistados revelaram a existência de um conhecimento profissional que foi sendo
construído ao longo da carreira, apesar das características e trajetórias distintas, o
qual precisava ser conhecido, já que o mesmo norteou a prática educativa.
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