Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSimões, Igor Moraes
dc.date.accessioned2021-07-05T14:08:11Z
dc.date.available2021-07-01
dc.date.available2021-07-05T14:08:11Z
dc.date.issued2008-08-20
dc.identifier.citationSIMÕES, Igor Moraes. Mulheres em imagens sob os olhares de meninos e meninas: uma trama formada por artes visuais, educação e gênero. 2008. 118f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7843
dc.description.abstractIn this paper I shall suggest to understand the view what was consummated for boys and girls around representations about female body through the image, linking this views with gender relations, arts and education from two groups of image: the first one, selected by pupils choice, without my speech, and the second one, was selected by me, focalizing artistic images that has like a theme the women representation in different circuits of artistic production. The first group has like an objective to identify which women images from children choice identifying which those images is searched in this children view. The second group, with Art images, try to understand how this pupils discern about this women representation, inside artistic views and which references appears in theirs opinions. To do this, my option was qualitative methodology, using like a method to debate in groups. In theory I establish, in the foreground, the gender notion, I understand this idea like social construction and culture based firstly in Joan Scott and other names that debate and judged the gender question. This debates, has here, a strong foundation point in formulations about culture papers, from Stuart Hall and in Foucault. It still debated, the representation notions and subjectivity constructions from images, using as a principal link Fischer’s formulations. Education and Arts education are contemplated with themes and debates presented here, the relation of Gender/Art, Gender/Sexuality/Education. Between what is pointed in this paper, there is a relation between media and Art images and the both senses. All selected images was media images, proving the woman image that provokes more sense and what is more common for them. It was perceived that what was accepted in the women representation reading in Arts they are the same what is constructed in the media. The beauty was the principal point adopted and the referential about ugly and beauty are the same of the media. It was possible to identify their gender notion with their ideas about beauty and women representation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectEnsino da artept_BR
dc.subjectGender relationspt_BR
dc.subjectVisual artspt_BR
dc.subjectImagept_BR
dc.subjectArts educationpt_BR
dc.titleMulheres em imagens sob os olhares de meninos e meninas: uma trama formada por artes visuais, educação e gênero.pt_BR
dc.title.alternativeWomen in images under the eyes of boys and girls: a plot formed by visual arts, education and gender.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4926614108100264pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5250139595129075pt_BR
dc.description.resumoNo presente estudo proponho-me a compreender a leitura realizada por meninos e meninas acerca das representações do corpo feminino através da imagem, articulando estas leituras às relações de gênero, artes visuais e educação a partir de dois grupos de imagens: o primeiro selecionado a partir das escolhas dos alunos, sem a minha intervenção, e o segundo, selecionado por mim, enfocando imagens artísticas que têm como tema a representação da mulher em diferentes períodos da produção artística. O primeiro grupo tem como objetivo identificar quais as imagens de mulher presentes a partir das escolhas dos sujeitos de pesquisa, buscando identificar as imagens de mulher mais recorrentes no repertório destes sujeitos. O segundo grupo, com imagens da Arte, tenta compreender como estes alunos lêem estas representações de mulher, dentro do campo artístico, e quais referenciais aparecem nestas leituras. Para tanto, optei pela metodologia qualitativa, articulando o método do grupo de discussão. No campo teórico estabeleço, em primeiro plano, as noções de gênero, entendendo este conceito como construção social e cultural baseado principalmente nas formulações de Joan Scott e de teóricas/os que discutem, conceitualizam e problematizam as questões de gênero. Estas discussões têm, aqui, forte ponto de apoio nas formulações dos estudos culturais, de Stuart Hall e em claves de Foucault. Traz-se para a discussão, ainda, as noções de representação e a construção de subjetividades a partir da imagem, usando como referencial principal as formulações de Fischer. A educação e o ensino da Arte também estão contemplados, articulados aos temas e discussões aqui apresentados, principalmente a relação Gênero/Arte, Gênero/Sexualidade/Educação. Entre os lugares apontados por esta pesquisa está a relação imagem da mídia e imagem da arte e os sentidos que migram da primeira para segunda.Todas as imagens selecionadas pelos alunos foram imagens da mídia, demonstrando as imagens de mulher que mais lhes produzem sentido e que mais operam no seu cotidiano. Percebi que os referenciais adotados na leitura das representações de mulher do campo da Arte são os mesmos construídos na mídia. A beleza foi um dos pontos principais das leituras dos alunos e o referencial que define o que é feio ou belo é aquele adotado pela mídia. Nas discussões foi possível identificar também suas noções de gênero, a partir das elaborações sobre a beleza e a representação da mulher.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Márcia Ondina Vieira


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem