Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorLapuente, Janaína Soares Martins
dc.date.accessioned2021-07-05T14:08:31Z
dc.date.available2021-07-01
dc.date.available2021-07-05T14:08:31Z
dc.date.issued2008-09-01
dc.identifier.citationLAPUENTE, Janaína Soares Martins. "Método da abelhinha" em Pelotas: contribuições à história da alfabetização (1965 a 2007). Pelotas, 2008. 205f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7844
dc.description.abstractThis research ascertains the process of the dissemination and permanence of the “Little Bee Method” (“Método da Abelhinha”) in Pelotas and, mainly, the utilization for the alphabetize teachers from Pelotas, between the years of 1965 and 2007. This study considered the year of 1965, because it was the year of the creation of this method and, goes through 2007 because of the location of the schoolteachers that had used the method, paying attention to the orientations theoretical and methodological of the authors, in the teacher’s guide and in the guide application, until this period. The data analysis came from the crossing between oral and written sources. In relation to the oral sources, have been considered the eleven interviews with the alphabetize teachers from Pelotas that used the “Little Bee Method”, and among written sources: the teacher’s guide, three dailies class, seven class notes of the pupils that were alphabetized by the referred method, didactic materials made for the alphabetize teachers and correspondences (cards and letters) exchanged between a teacher and the researcher during the ascertainment. The results of this work intend to contribute to the researches into History of Alphabetization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectHistória da alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.subjectHistory of alphabetizationpt_BR
dc.subjectMethods in educationpt_BR
dc.title"Método da abelhinha" em Pelotas: contribuições à história da alfabetização (1965 a 2007).pt_BR
dc.title.alternative"Beemy method" in Pelotas: contributions to the history of literacy (1965 to 2007).pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4435584250036694pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5179048135412088pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga o processo de divulgação e permanência do “Método da Abelhinha” em Pelotas e, principalmente, a sua utilização pelas professorasalfabetizadoras pelotenses, entre os anos de 1965 e 2007. A periodização deste estudo considerou o ano de 1965, em função da criação do método e estendeu-se até 2007 em razão da localização de professoras que alfabetizaram com o método, seguindo as orientações teórico-metodológicas das autoras contidas no Guia do Mestre e no Guia de Aplicação, até esse período. A análise dos dados foi realizada através do entrecruzamento das fontes orais e escritas. Em relação às fontes orais, foram consideradas as onze entrevistas realizadas com as professorasalfabetizadoras pelotenses que utilizaram o “Método da Abelhinha” e dentre as fontes escritas, as seguintes: os Guias do método, três diários de classe, sete cadernos de aula de alunas alfabetizadas pelo referido método, materiais didáticos produzidos pelas professoras-alfabetizadoras e correspondências (bilhetes e cartas) trocadas entre uma professora e a pesquisadora durante a investigação. Os resultados deste trabalho pretendem contribuir com as pesquisas em História da Alfabetização.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Eliane Teresinha


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem