Mostrar registro simples

dc.creatorAugé, Marilda Edina Vellar
dc.date.accessioned2021-07-05T14:10:42Z
dc.date.available2021-07-01
dc.date.available2021-07-05T14:10:42Z
dc.date.issued2008-06-09
dc.identifier.citationAUGÉ, Marilda Edina Vellar. O jornal escolar: escrita e pensamento. Pelotas, 2008. 136f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7850
dc.description.abstractThis dissertation reports on a research project that investigated the making of a school newspaper, in first language classes, by a group of thirty 7th graders (Ensino Fundamental) of a municipal school in the city of Pelotas/RS. The project aimed at stimulating the pleasure of reading and writing, taking into account the official norm, as well as exercising and developing pupils´ superior psychological functions (the capacity to compare, differentiate, abstract, plan, argue, evaluate, for example) through activities that critically assessed the quality of press texts, in terms of both form and content. The investigation has been based on the work of theoreticians from the areas of Linguistics and Socio-Historical Psychology, like Halliday (1976) and Vygotsky (1982), who have investigated the role of language in development. A dialogue has also been established with researchers that have been dedicating themselves to the study of first language teaching and literacy, such as Faria (2002), Kato (1986), Tfouni (1995), Soares (2003) and Possenti (2002). The project evaluation methodology had a qualitative character and the data referring to the pupils have been collected through two questionnaires, applied at the beginning and at the end of the work, respectively; a final project evaluation (written); and texts written during the classroom activities. These data have been complemented by the researcher’s fieldnotes. Data from the questionnaires and the evaluation had undergone a process of content analysis and the texts have been examined in terms of their linguistic aspects, trying to capture the effects of the activities upon pupils´ writing abilities. The results suggest that the Project Newspaper in the Classroom have given meaning to the activities carried out in the classroom, increasing pupils´ awareness of what reading and writing are. There were also signs that seem to indicate an increase in pupils´ interest in reading and writing; progress in the capacity for verbal planning, and advancement in terms of authorship, which indicate the development of thinking processes. The findings of this research can contribute for the discussion of newspaper making in schools as a motivating activity that can also promote learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectJornal escolarpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectSchool newspaperpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectThinkingpt_BR
dc.titleO Jornal Escolar: escrita e pensamento.pt_BR
dc.title.alternativeThe School Journal: writing and thinking.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6484642042177571pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9565345581329474pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Miranda, Ana Ruth Moresco
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5342617922616660pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação relata uma pesquisa desenvolvida a partir da criação de um jornal escolar, em aulas de língua materna, por uma turma de 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Pelotas/RS, composta por trinta alunos. O projeto procurou incentivar nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita, de forma prazerosa, observando a norma culta, bem como exercitar e desenvolver suas funções psicológicas superiores (a capacidade de realizar comparações, diferenciações, abstrações, planejamentos, argumentações, avaliações, por exemplo) através de atividades que avaliassem criticamente a qualidade de textos jornalísticos, tanto nos aspectos relacionados à forma, quanto nos aspectos relacionados ao conteúdo. A pesquisa foi fundamentada por teóricos da área da Lingüística e da Psicologia Sócio-Histórica, como por exemplo, Halliday (1976) e Vygotsky (1982), os quais investigaram o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo. Também se estabeleceu uma interlocução com teóricos que estudam o ensino da língua materna e os processos de letramento, como Faria (2002), Kato (1986), Tfouni (1995), Soares (2003) e Possenti (2002). A metodologia de avaliação do projeto teve um cunho qualitativo, sendo os dados coletados, junto aos alunos, por meio de dois questionários aplicados no começo e no fim do trabalho, respectivamente; uma avaliação final do projeto (escrita); e textos escritos durante as atividades realizadas em aula. Esses dados foram complementados com as anotações do diário de campo da pesquisadora. Os dados dos questionários e da avaliação foram analisados por meio de um processo de análise de conteúdo e os textos foram examinados em seus aspectos lingüísticos, tentando verificar os efeitos das atividades desenvolvidas sobre a habilidade de escrita dos alunos. Os resultados sugerem que o Projeto Jornal na Sala de Aula trouxe sentido às atividades, proporcionando o aumento da consciência dos alunos sobre o que é ler e escrever. Há indícios de que os alunos passaram a praticar a leitura com satisfação e mostraram-se motivados à escrita; de avanço em relação à capacidade de planejamento verbal; e de evolução em termos de autoria, o que ilustra o desenvolvimento de processos de pensamento. Os achados deste trabalho podem contribuir para a discussão sobre a utilização do jornal escolar como elemento motivador e fomentador dos processos de aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Damiani, Magda Floriana


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples