Formação inicial de professores de Matemática: como se (des) articulam as disciplinas de formação pedagógica e as de formação específica?
Resumo
O presente trabalho teve como foco a formação inicial de professores de
matemática. O objetivo central foi compreender a formação dos professores de
matemática da Universidade Federal de Pelotas, a partir da implantação do novo
currículo e, mais objetivamente, compreender como se (des)articulam as
disciplinas do campo específico e pedagógico. A escolha do “objeto de
pesquisa” decorreu de um trabalho anteriormente realizado, no qual foram
acompanhadas as discussões na disciplina de Trabalho de Campo II e Prática
de ensino II, com um grupo de formandos da licenciatura em matemática.
Naquela ocasião já percebiamos o quanto as disciplinas de formação específica
e pedagógica eram desarticuladas e acabavam por comprometer a própria
formação dos alunos. Para a realização do estudo percorremos um caminho
metodológico que envolveu a leitura de documentos oficiais, Diretrizes
Curriculares para Formação de Professores e Projeto Pedagógico da
Licenciatura em Matemática e a realização de entrevistas semi estruturadas com
uma amostra de cinco (5) professores recém formados. O critério de escolha
desses sujeitos foi o de terem cursado a disciplina do trabalho mencionado
anteriormente. Procuramos também, identificar pesquisas sobre a formação de
professores em geral, e de matemática em especial, e dentre elas cito os
estudos de Fiorentini (2003, 2005), D’Ambrósio 1996, 2005), Cunha (1998, 2001,
2005) Pimenta (1999, 2002); Silva (2006) como importantes aportes no
cotejamento dos dados obtidos. A análise dos dados procurou compreender: a)
a concepção sobre ser professor que têm os alunos quando ingressam no Curso
de Licenciatura e a concepção que constroem durante a formação; b) como eles
perceberam a articulação das disciplinas de formação pedagógica e as da
formação específica; c) se eles reconhecem as discussões feitas nas diversas
disciplinas como um momento importante e necessário para sua futura atuação
como professor. Os resultados apontaram que a articulação entre as disciplinas
de formação pedagógica e as de formação específica é incipiente e não provoca
os futuros professores a pensar em práticas pedagógicas que tenham o aluno
como partícipe do processo de construção do conhecimento, tampouco provoca
reflexões acerca da identidade profissional do professor de matemática. Foi
possível perceber também, através das respostas dos alunos, que o currículo da
Licenciatura em Matemática não está bem entendido entre os professores do
Curso tendo em vista, ainda, a forte presença da racionalidade técnica nessa
área do conhecimento, tendo como conseqüência a concepção, quase
predominante, de que “saber” o conteúdo específico garante uma “aula de qualidade”.
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