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dc.creatorGrischke, Paulo Eduardo
dc.date.accessioned2021-07-05T14:11:25Z
dc.date.available2021-07-02
dc.date.available2021-07-05T14:11:25Z
dc.date.issued2008-07-02
dc.identifier.citationGRISCHKE, Paulo Eduardo. O impacto das relações produtivas e educacionais sobre o trabalho e a identidade docente: um estudo de caso do CEFET-RS. Pelotas, 2008. 210f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7852
dc.description.abstractThis paper aims to contribute to the analysis of the changes into school work organization, mainly those related to Vocational Education and teachers´ work and identity, through a case study at Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas, CEFET–RS. These transformations have been produced in the new context of the organization of the productive sector and the restructuring process of vocational education. In doing so, these Post-Fordist changes were analyzed using theoretical categories such as: teachers´ work, immaterial work, services, productive work, cognitive work, affective work, competence, employability, management, enterprising business or self-management. These categories have had wide implications for the workers´ subjectivity and identity in the contemporary society, where the economy is more and more based on information and knowledge. This Post-Fordist changes point to new relations between the labor force and the society. The paradigm of Post-Fordism, as a widely common mode of production, is based on social communication amongst mobile and flexible actors, which supplies innovation, technologies of information and knowledge based economy. This new paradigm is based on the notion of immaterial work. Thus teachers working on the vocational education nowadays have faced new challenges. The work organization changing, the new technologies effects on the professional culture and identity, the role of symbolic systems in the work and the demands for larger quality in the production and services give new requirements for building and re-building knowledge for teaching of vocational education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectReestruturação produtivapt_BR
dc.subjectTrabalho imaterialpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectProductive restructuringpt_BR
dc.subjectImmaterial workpt_BR
dc.subjectTeacher's workpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.titleO impacto das relações produtivas e educacionais sobre o trabalho e a identidade docente: um estudo de caso do CEFET-RS.pt_BR
dc.title.alternativeThe impact of productive and educational relationships on work and teacher identity: a case study of CEFET-RS.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6329494222509160pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho de pesquisa tem o objetivo de contribuir para a análise das transformações ocorridas na organização do trabalho escolar e, principalmente, no trabalho e na identidade dos docentes que atuam na Educação Profissional, por meio do estudo de caso do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas – CEFET-RS. Transformações essas produzidas tanto pela reestruturação do setor produtivo, quanto pelas recentes reestruturações da Educação Profissional. Nesse sentido foram analisadas as mutações no mundo do trabalho do pós-fordismo, abarcando categorias como: trabalho docente, trabalho imaterial, serviços, trabalho produtivo, trabalho cognitivo, trabalho relacional, competência, empregabilidade, gerencialismo, empreendedorismo ou auto-empresariamento. Categorias essas com enormes implicações sobre a identidade e a subjetividade do trabalhador na sociedade contemporânea, na qual a economia é, cada vez mais, baseada na informação e no conhecimento. A passagem para o pós-fordismo aponta para a instalação de novas relações entre as forças de trabalho e a sociedade. O paradigma fundamental do pós-fordismo, como modo de produção largamente socializado, é baseado na comunicação social de atores flexíveis e móveis, pois é ela que alimenta a inovação, as tecnologias da informação e a chamada economia do conhecimento. E este novo paradigma seria, portanto, o do trabalho imaterial. Assim, os professores que atuam na educação profissional na atualidade enfrentam novos desafios. As mudanças na organização do trabalho, os efeitos das novas tecnologias sobre a identidade e a cultura profissional, o papel dos sistemas simbólicos sobre o mundo do trabalho e as exigências de maior qualidade na produção e nos serviços, dão novas demandas à construção e reestruturação dos saberes e conhecimentos na atividade docente da educação profissional.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Hypolito, Álvaro Luiz Moreira


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