| dc.creator | Neves, Cláudia Herter Centeno | |
| dc.date.accessioned | 2021-07-08T14:03:36Z | |
| dc.date.available | 2021-07-06 | |
| dc.date.available | 2021-07-08T14:03:36Z | |
| dc.date.issued | 2016-05-03 | |
| dc.identifier.citation | NEVES, Cláudia Herter Centeno. Publicitário ou professor? Observando a docência desenvolvida em sala de aula. 2016. 86f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7857 | |
| dc.description.abstract | Spotting the higher education scenario and considering that teaching in Brazil is being develop within a university education expansion perspective, we have a higher education more connected to vocational training than to knowledge production. As a result, there was an increase of expectations on the teacher, and, along with it, there are many teachers hired for their professional activities in their area of training that have not had previous preparation for the exercise of teaching. From the central question How the teacher uses his experiences in the advertising profession in the classroom to teach specific content?, it was intended to understand whether there is production of knowledge, by teachers, in the use of professional experiences examples as advertisers in their classroom. From the ideas discussed by Roland (2007), Zabalza (2004), Shulman (1985) and Cunha (2006), among others, it was built a theoretical backing, through which the data from this study was analyzed. The research was conducted through classes observations and interviews with the sampled teachers which met the criteria of recent or current experience in the area. Data analysis was based on the principles of content analysis, established by Bardin (2011). Through the analysis, the hypothesis that classes taught by teachers with professional experience were better was supplemented by the perception of differences on aspects related to the training of these teachers, or its lack for their teaching workout. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
| dc.subject | Docência | pt_BR |
| dc.subject | Experiência profissional | pt_BR |
| dc.subject | Higher education | pt_BR |
| dc.subject | Teaching | pt_BR |
| dc.subject | Professional experience | pt_BR |
| dc.subject | University education | pt_BR |
| dc.title | Publicitário ou professor? Observando a docência desenvolvida em sala de aula. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Publicist or teacher? Observing the teaching developed in the classroom. | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorID | | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1154877707026346 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0843086784953517 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Ao observar o cenário do ensino superior e considerando que a docência neste âmbito, no Brasil, vem sendo desenvolvida dentro de uma perspectiva de expansão da educação universitária, tem-se hoje, uma educação de nível superior ganhando contornos mais ligados à formação profissional do que à produção de conhecimento. Em decorrência disso, houve um crescimento das expectativas sobre o docente em sala de aula, e, junto a isso, pode-se resgatar o fato de serem contratados muitos docentes reconhecidos pela sua atuação profissional em sua área de formação, mas que não tiveram um preparo prévio para o exercício da docência. A partir do questionamento central Em que medida o professor utiliza as experiências vividas na profissão publicitária na sua sala de aula para ensinar conteúdos específicos?, pretendeu-se compreender se há produção de conhecimento a partir do uso de exemplos das vivências profissionais enquanto publicitários em sua sala de aula, por parte dos professores. A partir das ideias discutidas por Roldão (2007), Zabalza (2004), Shulman (1985) e Cunha (2006), entre outros autores, foi construído um lastro teórico à luz do qual os dados deste estudo foram analisados. A coleta de dados foi realizada por meio de observações às aulas e de entrevistas com os professores selecionados para composição da amostra, que atenderam ao critério de experiência profissional recente ou atual na área. A análise de dados foi feita com base nos princípios da análise de conteúdo, definidos por Bardin (2011). Através das análises, a hipótese de que aulas ministradas por professores com vivência profissional eram melhores ficou enriquecida pela percepção sobre as diferenças observadas sobre os aspectos relacionados à formação desses professores, ou à falta dela para o exercício da sua docência. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib | |