Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSilva, Daiani Santos da
dc.date.accessioned2021-07-08T14:03:53Z
dc.date.available2021-07-06
dc.date.available2021-07-08T14:03:53Z
dc.date.issued2016-05-11
dc.identifier.citationSILVA, Daiani Santos da. Prática Pedagógica do Tutor-professor a Distância na EaD: um estudo no contexto da Licenciatura em Educação do Campo. 2016. 120f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7858
dc.description.abstractThe present dissertation aimed to understand the pedagogical practice of the tutorteacher in the CLEC/UFPel/UaB course, that is, their developed actions along the second semester of 2015. Netnography was the methodology chosen for this study because it is an online research resource used for investigation in virtual environment. The theoretic referential is based on researchers of the field of Distance Education, such as Mill (2012), Mattar (2012), Belloni (2009) among other, and on researchers of pedagogical practices, such as Franco (2012a, 2012b) and Sacristán (1995). The study revealed important categories for the understanding of the pedagogical-didactic practices, evincing that such practices are developed in cycles of collective and individual actions, mingling with the development of pedagogical work. Collective Actions represent those in which the tutor-professor interacts with other members of the poly-teaching team, without direct interaction with students. There is, in this category, the subdivision in Relational and Informative Actions and Deliberative Actions. The category of Individual Actions represents the management of teaching of the CLEC’s tutor-teacher. In this one, there is the practical exercise of pedagogical-didactic practices developed by tutors along their tutoring work. This category is subdivided into Time management, Teaching and learning management and Tutor-teaching bureaucratic management. These actions are interrelated, influence and suffer mutual influences, being organizational, intentional and routine actions, not only prescriptive, and involve a know-how that is developed in parallel with the action of being tutor, taking into account historical, social and cultural elements and nestling to other practices contexts.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTutor-professorpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectAções coletivaspt_BR
dc.subjectAções individuaispt_BR
dc.subjectEaDpt_BR
dc.subjectTutor-teacherpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectCollective actionspt_BR
dc.subjectIndividual actionspt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.titlePrática Pedagógica do Tutor-professor a Distância na EaD: um estudo no contexto da Licenciatura em Educação do Campo.pt_BR
dc.title.alternativePedagogical Practice of the Distance Tutor-teacher in Distance Education: a study in the context of Licentiate in Rural Education.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5367262382305198pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9604790118520059pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação buscou compreender a prática pedagógico do tutor-professor no curso do CLEC/UFPel/UaB, ou seja, as suas ações desenvolvidas ao longo do segundo semestre do ano de 2015. A netnografia foi a metodologia eleita para este estudo por ser um recurso de pesquisa online, sendo usada para investigações em ambientes virtuais. O referencial teórico está pautado em pesquisadores do campo da EaD, como Mill (2012), Mattar (2012), Belloni (2009), entre outros, e dos pesquisadores das práticas pedagógicas, como Franco (2012a, 2012b) e Sacristán (1995). O estudo revelou importantes categorias para a compreensão das práticas pedagógicas, evidenciando que tais práticas se desenvolvem em ciclos de ações coletivas e individuais, misturando-se ao desenvolvimento do trabalho pedagógico. As Ações Coletivas representam aquelas nas quais o tutor-professor interage com outros membros da equipe polidocente, não havendo interação direta com alunos. Há nesta categoria a subdivisão em Ações Relacionais e Informativas e Ações Deliberativas. A categoria de Ações Individuais representa a gestão da docência do tutor-professor do CLEC. Nesta, encontra-se o exercício prático, das práticas pedagógicas desempenhadas pelos tutores ao longo do seu trabalho de tutoria. Esta categoria está subdividia em Gestão do tempo, Gestão do ensino e da aprendizagem e Gestão burocrática de tutor-professor. Estas ações se interrelacionam, influenciam e sofrem influências mútuas, sendo ações organizativas, intencionais e rotineiras, não apenas prescritivas, e envolvem um saber-fazer que se desenvolve em paralelo com a ação de ser tutor, levando em conta elementos históricos, sociais e culturais e aninhando-se em outros contextos de práticas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Orth, Miguel Alfredo


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem