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dc.creatorAntunes, Elenice Botelho
dc.date.accessioned2021-07-08T14:04:41Z
dc.date.available2021-07-06
dc.date.available2021-07-08T14:04:41Z
dc.date.issued2016-03-10
dc.identifier.citationANTUNES, Elenice Botelho. Contribuições do Pibid: autorregulação da aprendizagem e formação autônoma em foco. 2016. 149f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7860
dc.description.abstractStudies on teacher training in Learning Self-Regulation of the construct perspective are the research base on which to insert this qualitative research, study type of multiple cases, which has the general objective to investigate whether the actions taken in the classroom, by graduates of the course of Letters and participants Pibid/Humanities II reveal learning and autonomous operation with theoretical and practical foundation in learning self-regulation of assumptions. The data collected from the report of three subjects were obtained through four instruments: autobiographical narratives, notebooks records of supervisors, document analysis and semi-structured interviews. For the analysis was used Textual Analysis Discourse. The hypothesis of a possible rapprochement between the work process of Pibid/Humanities II and the stages of Self-Regulation of Learning was what caused the problem in this research, which examined what contributions the Pibid produced for autonomous and strategic formation of a group of future teachers, grads letters course. The research results come from the analysis of data obtained from the previous three categories - Anticipation, Execution and self-reflection - and point out that the Pibid,to work with steps clearly defined work - planning, project implementation and ongoing evaluation, promotes awareness and autonomy of students, nurture, to teaching future favorable experiences for learning, enabling you with training based on self-regulatory strategies that qualify for work in the classroom. The data also indicate that the period of training helped pibidianas to understand what is to be a teacher and how this learning can be carried out. The feeling of trust and autonomy to resolve problem situations, investment in the study of interdisciplinary activities and collaborative work, the observation of different behaviors and contexts in which students are entered, are also factors mentioned by the three participants as important learning acquired with Pibid. The work over the project, according to the surveyed contributed to the reflection of how much you need to think about the difficulties of students and put yourself in another's place, for the purpose of learning to be a teacher leads to a greater goal that is to teach students so that they can learn concepts that are meaningful to their lives.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPibid/Humanidades IIpt_BR
dc.subjectAutorregulação da aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPibid/Humanities IIpt_BR
dc.subjectSelf-regulation of learningpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleContribuições do Pibid: autorregulação da aprendizagem e formação autônoma em foco.pt_BR
dc.title.alternativeThe school as a training space: a practical won in Pibid.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8879375809142472pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3997773314507845pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Damiani, Magda Floriana
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9565345581329474pt_BR
dc.description.resumoOs estudos sobre a formação de professores na perspectiva do construto da Autorregulação da Aprendizagem constituem a base de investigação na qual se insere esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de casos múltiplos, que teve como objetivo geral investigar o que revelaram as egressas do curso de Letras e participantes do Pibid/Humanidades II, sobre as aprendizagens e sobre a atuação autônoma, tendo como base teórica e prática os pressupostos da autorregulação da aprendizagem. Os dados coletados, a partir do relato de três sujeitos, foram obtidos por meio de quatro instrumentos: narrativas autobiográficas, cadernos de registros dos supervisores, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas e analisados a partir da Análise Textual Discursiva. A hipótese da possível aproximação entre o processo de trabalho do Pibid/Humanidades II e as etapas da Autorregulação da Aprendizagem foi o que gerou o problema desta pesquisa, que analisou quais contribuições o Pibid produziu para a formação autônoma e estratégica de um grupo de futuras professoras, egressas do curso de Letras. Os resultados da investigação são oriundos da análise dos dados obtidos a partir de três categorias prévias: Projetando as ações futuras - Antecipação, Realização do que foi previsto e planejado - Execução e Reflexão: o pensar sobre a própria atuação. Os dados apontaram que o Pibid, por trabalhar com etapas bem definidas de trabalho (planejamento, aplicação do projeto e uma avaliação constante), promove a conscientização e autonomia dos estudantes, oportuniza, ao futuro docente, experiências favoráveis para a aprendizagem, possibilitando-lhe uma formação baseada em estratégias autorregulatórias que o qualificam para o trabalho em sala de aula. Também pode ser destacado que o período de formação ajudou as pibidianas a entenderem sobre o que é ser professora e como esse aprendizado pode ser levado a cabo. O sentimento de confiança e de autonomia para resolução de situações-problema, o investimento no estudo de atividades interdisciplinares e de trabalhos colaborativos, a observação dos diferentes comportamentos e contextos nos quais estão inseridos os alunos, também são fatores mencionados pelas três participantes como aprendizados importantes adquiridos com o Pibid. O trabalho desenvolvido ao longo do projeto, segundo as pesquisadas, contribuiu para a reflexão do quanto é necessário pensar nas dificuldades dos alunos e se colocar no lugar do outro, pois o objetivo de aprender a ser professora leva a outro objetivo maior que é o de ensinar os alunos de forma que estes possam aprender conceitos que sejam significativos para suas vidas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Frison, Lourdes Maria Bragagnolo


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