Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorTessmann, Jéssica Moara da Cunha
dc.date.accessioned2021-07-08T14:05:18Z
dc.date.available2021-07-06
dc.date.available2021-07-08T14:05:18Z
dc.date.issued2016-12-14
dc.identifier.citationTESSMANN, Jéssica Moara da Cunha. O ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamental e a educação do campo: estudo de caso no município de Canguçu/RS. 2016. 131f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7862
dc.description.abstractThis work consists of a dissertation that aimed to contribute to research efforts in the field of education area, in respect of the combination of Geography content to the propositions of Rural Education, therefore this research is based on historical dialectic materialism as a lens to examine reality. The methodological procedures used for data collection were two observations and a semi-structured interview. The empirical field of research are four municipal schools of Canguçu/RS and the subjects were the teachers responsible for teaching the discipline of Geography in their schools. Thus the dissertation is divided into five chapters, respectively: Introduction; Education Field and Geography teaching; Analysis of the concept of territory and the teaching of Geography in the context of Rural Education; The teaching of Geography in the school routine and the field; Conclusions: prospects and challenges for the teaching of Geography in Rural Education. The discussion proposed in this research showed that many still are the challenges for education field and the teaching of Geography in schools surveyed converses with a traditional perspective, whereas three of the surveyed teachers had no training in the field of knowledge in which they were responsible. We emphasize that the concept of territory is not addressed in the classroom, considering the perspective of critical Geography. Analyzed, thus the training of teachers can be very important, considering the initial and continuing formation, and that the Department of Education and municipal Sports needs to act more in the last in order to contribute to the progress expected for a quality public education.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectTerritorypt_BR
dc.titleO ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamental e a educação do campo: estudo de caso no município de Canguçu/RS.pt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of geography in the final years of elementary school and field education: a case study in the municipality of Canguçu/RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5851054535597406pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1484551689017803pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma dissertação de mestrado que tem como objetivo contribuir com os esforços de pesquisadores na área da Educação do Campo, em especial, no que diz respeito à articulação do conteúdo de Geografia às proposições da Educação do Campo. Para tanto, esta pesquisa apoia-se no materialismo histórico dialético, tomado como lente para analisar a realidade. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta dos dados implicaram em duas observações e uma entrevista semiestruturada. O campo empírico da pesquisa consiste em quatro escolas da rede municipal de ensino de Canguçu-RS e os seus sujeitos foram professoras responsáveis pelo ensino da disciplina de Geografia nas referidas escolas. Destarte, a dissertação está dividida em capítulos, a saber: Introdução; Educação do Campo e o Ensino de Geografia; Análise do conceito de território e o ensino da Geografia na perspectiva da Educação do Campo; O ensino de Geografia no cotidiano da escola no campo; e Conclusões: perspectivas e desafios para o ensino da Geografia na Educação do Campo. A discussão proposta nesta pesquisa evidenciou que muitos ainda são os desafios para a Educação do Campo e que o Ensino de Geografia nas escolas pesquisadas dialoga com uma perspectiva tradicional, destacando-se o fato de que três das professoras pesquisadas não possuem formação na área do conhecimento pela qual são responsáveis nas escolas em que atuam. Enfatizamos que o conceito de território, sob a perspectiva da Geografia crítica, ainda não é abordado na sala de aula. Concluímos, desse modo, que a formação inicial e continuada de professores pode ser muito importante e que a Secretaria de Educação e Esportes do município precisa atuar de forma mais presente no incentivo à última a fim de contribuir para os avanços esperados de uma educação pública de qualidade.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Paludo, Conceição


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem