Contribuições da Educação Estética para a Formação Humana.
Resumo
Esta pesquisa possui como objetivo, com base no pensamento de Theodor W. Adorno, indicar algumas possíveis contribuições da Educação Estética para a formação humana. Retoma alguns modelos de formação humana, como a Paideia, Bildung e Omnilateralidade, de modo a buscar um fundamento para a formação integral do indivíduo na atualidade, demonstrando que a educação estética pode vir a contribuir com o desenvolvimento de várias potencialidades do homem. Recupera, também, o conceito de Estética ao longo da História, bem como para Adorno e, ainda, algumas noções importantes que o filósofo indica ao longo de suas obras, como a semiformação e a Indústria Cultural. Além disso, indica a importância da Educação Estética e uma perspectiva desta para a formação integral do homem, a partir do livro A Educação Estética: experiências da escola cubana, de Pablo René Estévez. O autor traz, em sua obra, algumas teses para se dar o primeiro passo em direção à educação estética, tais como a Educação Estética como formação da capacidade de percepção estética, da capacidade criadora e cultural integral. Considerando que a educação estética, na perspectiva educacional, possibilita o desenvolvimento de várias potencialidades do indivíduo, ela pode vir a contribuir na formação humana, na perspectiva de um processo formativo mais amplo, contribuindo no sentido de uma educação emancipatória. Assim, ao longo deste trabalho, serão apresentadas três possíveis contribuições da educação estética para a formação humana: a experiência do indivíduo, a articulação entre o sensível e o racional e a capacidade em questionar o modelo de razão instrumental.
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