dc.creator | Santos, Luciano Pereira dos | |
dc.date.accessioned | 2021-07-08T14:06:57Z | |
dc.date.available | 2021-07-06 | |
dc.date.available | 2021-07-08T14:06:57Z | |
dc.date.issued | 2016-02-15 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Luciano Pereira dos. Contribuições de disciplinas de gênero e sexualidades na formação docente inicial e continuada no enfrentamento da homofobia na escola. 2016. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7866 | |
dc.description.abstract | The aim of this dissertation is to verify the contributions of disciplines about gender and sexuality in initial and continual education on these issues to the positions in go teachers on homophobia and manifestations of homoaffectivity at school. It is an investigation of qualitative and quantitative nature that had as research subjects, teachers who teach primary and secondary education at public schools – both state and municipal – in the city of Pelotas/RS. The references are anchored in studies on gender, sexual diversity and homophobia. This study used a questionnaire as a data collection instrument. The application was performed through direct approach taken by the researcher. During the data examination it became clear that disciplines on gender and sexuality in initial and continual education on these issues have sensitized male and female teachers and this has caused changes in educational practices in favor of equal rights and non-discrimination sexual and / or gender identity orientation, representing a breakthrough in relation to the inclusion of the issues of sexual and gender diversity in school. However the shortage of disciplines in initial training and continuing education on these issues indicates that there is still a long way to go until we can say that the majority of the teachers had been reached. Finally, it can be inferred that the initial and continuing education in gender and sexualities has raised the reflection on how the diferences become inequalities at school environment. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidades | pt_BR |
dc.subject | Homofobia | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Sexualities | pt_BR |
dc.subject | Homophobia | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Teachers‘ work | pt_BR |
dc.title | Contribuições de disciplinas de gênero e sexualidades na formação docente inicial e continuada no enfrentamento da homofobia na escola. | pt_BR |
dc.title.alternative | Contributions of gender and sexualities disciplines in teacher education initial and continuing in fighting homophobia in school. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5776422911853550 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5250139595129075 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desta dissertação é verificar as contribuições de disciplinas sobre gênero e sexualidades na formação docente inicial e continuada para os posicionamentos de professoras e professores diante da homofobia e manifestações de homoafetividade na escola. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa que teve como sujeitos de pesquisa docentes das redes públicas de ensino básico – tanto estadual quanto municipal - da cidade de Pelotas/ RS. O referencial teórico está ancorado nos estudos sobre gênero, diversidade sexual e homofobia. Esse estudo utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados. A aplicação foi realizada por meio de abordagem direta, feita pelo pesquisador. No exame dos dados obtidos evidenciou-se que disciplinas sobre gênero e sobre sexualidades na formação inicial docente e a formação continuada sobre essas temáticas têm sensibilizado professoras e professores e com isso vêm provocando mudanças nas práticas educativas a favor da igualdade de direitos e da não discriminação por orientação sexual e/ou identidade de gênero, representando um grande avanço no que concerne à inclusão das questões sobre diversidade sexual e de gênero na escola. Contudo, a escassez de disciplinas na formação inicial e de formação continuada sobre essas temáticas indica que há ainda, um longo caminho a ser percorrido até que se possa dizer que em sua maioria as/os docentes por elas foram atingidas/os. Em suma, pode-se inferir que a formação inicial e continuada nas temáticas de gênero e sexualidades tem suscitado a reflexão quanto ao modo como diferenças tornam-se desigualdades no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Márcia Ondina Vieira | |