Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Luciano Pereira dos
dc.date.accessioned2021-07-08T14:06:57Z
dc.date.available2021-07-06
dc.date.available2021-07-08T14:06:57Z
dc.date.issued2016-02-15
dc.identifier.citationSANTOS, Luciano Pereira dos. Contribuições de disciplinas de gênero e sexualidades na formação docente inicial e continuada no enfrentamento da homofobia na escola. 2016. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7866
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to verify the contributions of disciplines about gender and sexuality in initial and continual education on these issues to the positions in go teachers on homophobia and manifestations of homoaffectivity at school. It is an investigation of qualitative and quantitative nature that had as research subjects, teachers who teach primary and secondary education at public schools – both state and municipal – in the city of Pelotas/RS. The references are anchored in studies on gender, sexual diversity and homophobia. This study used a questionnaire as a data collection instrument. The application was performed through direct approach taken by the researcher. During the data examination it became clear that disciplines on gender and sexuality in initial and continual education on these issues have sensitized male and female teachers and this has caused changes in educational practices in favor of equal rights and non-discrimination sexual and / or gender identity orientation, representing a breakthrough in relation to the inclusion of the issues of sexual and gender diversity in school. However the shortage of disciplines in initial training and continuing education on these issues indicates that there is still a long way to go until we can say that the majority of the teachers had been reached. Finally, it can be inferred that the initial and continuing education in gender and sexualities has raised the reflection on how the diferences become inequalities at school environment.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadespt_BR
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectSexualitiespt_BR
dc.subjectHomophobiapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeachers‘ workpt_BR
dc.titleContribuições de disciplinas de gênero e sexualidades na formação docente inicial e continuada no enfrentamento da homofobia na escola.pt_BR
dc.title.alternativeContributions of gender and sexualities disciplines in teacher education initial and continuing in fighting homophobia in school.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5776422911853550pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5250139595129075pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é verificar as contribuições de disciplinas sobre gênero e sexualidades na formação docente inicial e continuada para os posicionamentos de professoras e professores diante da homofobia e manifestações de homoafetividade na escola. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa que teve como sujeitos de pesquisa docentes das redes públicas de ensino básico – tanto estadual quanto municipal - da cidade de Pelotas/ RS. O referencial teórico está ancorado nos estudos sobre gênero, diversidade sexual e homofobia. Esse estudo utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados. A aplicação foi realizada por meio de abordagem direta, feita pelo pesquisador. No exame dos dados obtidos evidenciou-se que disciplinas sobre gênero e sobre sexualidades na formação inicial docente e a formação continuada sobre essas temáticas têm sensibilizado professoras e professores e com isso vêm provocando mudanças nas práticas educativas a favor da igualdade de direitos e da não discriminação por orientação sexual e/ou identidade de gênero, representando um grande avanço no que concerne à inclusão das questões sobre diversidade sexual e de gênero na escola. Contudo, a escassez de disciplinas na formação inicial e de formação continuada sobre essas temáticas indica que há ainda, um longo caminho a ser percorrido até que se possa dizer que em sua maioria as/os docentes por elas foram atingidas/os. Em suma, pode-se inferir que a formação inicial e continuada nas temáticas de gênero e sexualidades tem suscitado a reflexão quanto ao modo como diferenças tornam-se desigualdades no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Márcia Ondina Vieira


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples