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dc.creatorMiranda, Mogar Damasceno
dc.date.accessioned2021-07-08T14:10:09Z
dc.date.available2021-07-07
dc.date.available2021-07-08T14:10:09Z
dc.date.issued2016-07-18
dc.identifier.citationMIRANDA, Mogar Damasceno. A formação de conceitos no ensino das ciências naturais na educação infantil de uma escola do campo. 2016. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7870
dc.description.abstractThis research pedagogical intervention type is dedicated to the teaching of natural sciences at preschool school field located in an inland municipality of Rio Grande do Sul and aims to plan, implement and evaluate an educational experience inspired by the ABC project in education Scientific - the Hands on and founded the Cultural-Historical Activity Theory (THCA). The intervention aimed to teach the classification of living things through a cutout in the animal classification system, then proposing the classification of vertebrates. The intervention was developed for 14 rounds spread over 7 days, with a didactic structure that involved six actions that consist of multiple operations each, in order to present the differences between the animals that represent the five groups of vertebrates, and soon the criteria each groups, mammals, birds, reptiles, fish and anfíbios. Actions and operations were adapted to the age group of children emphasizing the playful character, given emphasis on storytelling, jokes with collection of "little animals", field trips and small experiments. Como method of evaluation of the intervention were two holdings sessions on the contents worked a previous application of the intervention, with the intention of assessing the prior knowledge of children about classification of animals and a final, after the application of the intervention that aimed to evaluate the classification of later animals intervenção.Os results showed that the daily life of the field may be an open-air laboratory to carry out the teaching of Natural Sciences enabling children evolve in animal classification processes internalizing criteria for grouping of animals in the five groups that make up the vertebrates, mammals, birds, reptiles, fish and amphibians.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTeoria histórico-cultural da atividadept_BR
dc.subjectSchool fieldpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectTheory activity cultural-historypt_BR
dc.titleA formação de conceitos no ensino de ciências naturais na educação infantil de uma escola do campo.pt_BR
dc.title.alternativeThe formation of concepts in the teaching of natural sciences in early childhood education from a school field.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9311306499578348pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9565345581329474pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa do tipo intervenção pedagógica foi voltada ao ensino de ciências naturais na pré-escola de uma escola do campo situada em um município do interior do Rio Grande do Sul e teve por objetivo planejar, implementar e avaliar uma experiência pedagógica inspirada no projeto ABC na Educação Científica – A Mão na Massa e fundamentada pela Teoria Histórico-Cultural da Atividade (THCA). A intervenção teve o intuito de ensinar a classificação dos seres vivos, mais especificamente, de um recorte desse sistema de classificação relativo aos animais vertebrados. A Intervenção foi desenvolvida, durante 14 turnos distribuídos em sete dias, com uma estrutura didática que envolveu seis ações compostas por várias operações cada uma, com o propósito de apresentar a diferenças entre os animais que representam os cinco grupos de vertebrados, e logo os critérios de inclusão dos animais em cada um desses grupos: mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios. As ações e operações foram adaptadas à faixa etária das crianças enfatizando o caráter lúdico, dado destaque para a contação de histórias, brincadeiras com coleção de “bichinhos”, saídas de campo e pequenos experimentos. Com o propósito de avaliar a intervenção foram coletados dados em duas sessões de exploração que visaram captar os conhecimentos das crianças sobre a classificação dos animais: uma anterior à implementação da intervenção, com a intenção de avaliar os seus conhecimentos prévios, e outra ao final, para verificar as aprendizagens realizadas. As aprendizagens também foram investigadas a partir de dados de observações, realizadas durante todo o processo interventivo, e registradas por meio de filmagens, fotografias e um diário de campo. Os dados foram submetidos a um processo de análise microgenética, que enfocou os episódios interventivos mais significativos. Os resultados da avaliação mostraram que houve avanços no desenvolvimento dos conceitos das crianças, relativos aos conteúdos trabalhado na intervenção, revelando o grande potencial do cotidiano do campo, que pode ser considerado como um laboratório a céu aberto, para o ensino de ciências naturais.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Damiani, Magda Floriana


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