Os sentidos da carreira docente na Educação Física Escolar
Resumen
O objetivo desta pesquisa foi analisar os sentidos da carreira docente para o professorado de EF da Rede Municipal de Ensino de Pelotas (RMEPel). Adotamos, para isso, a corrente teórica do Materialismo Histórico Dialético. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza analítico-interpretativa, com 11
docentes de EF com mais de 20 anos de docência. Para a coleta de dados, utilizamos a escrita de cartas autobiográficas e entrevistas semiestruturadas. Na análise dos dados, recorremos à triangulação de dados e à análise de conteúdo. Buscamos compreender a carreira docente desde a escolha da
graduação em EF até os anos que antecedem a aposentadoria. Identificamos que os motivos pela escolha da graduação em EF não teve relação com a docência em si, mas pelo esporte aliado a outro determinante, com exceção de uma professora. Constatamos que suas formações iniciais foram sportivistas e apresentaram limitações para o trabalho no ambiente escolar, e que o ingresso
na carreira docente, ocorreu principalmente, pelos direitos/vantagens da esfera pública. No tocante à EF na escola, a mesma foi considerada como pouco reconhecida e as condições de trabalho gerais, como carga horária elevada, a situação de multiempregos, plano de carreira e salários defasados, o não
pagamento do piso e específicas da área, como infraestruturas precárias e falta de materiais para as aulas de EF, apresentaram-se como dificuldades ao longo de toda carreira. Apontamos como sentidos da carreira docente para o professorado de EF da RMEPel: A) A Realização como professor e professora:
apesar da desvalorização profissional percebida ao longo de suas carreiras, os docentes exprimiram um sentimento de realização profissional e pessoal de serem professores e professoras. B) As Relações com o alunado: principalmente na possibilidade de colaboração na transformação da realidade dos mesmos. C) O Dom/Vocação para a docência: o professorado acredita na existência de um dom ou vocação para permanecerem na precarizada carreira docente, e como essa descoberta ocorreu durante a própria profissão e apenas uma professora relatou querer ser docente desde infância, denominamos de
vocação tardia. D) O Público e o Privado na carreira docente: o ingresso na esfera pública e principalmente a permanência na carreira docente se deu também pelos direitos/vantagens presentes na esfera pública em relação à esfera privada. A precarização, a intensificação e a desprofissionalização que
constatamos na função e na carreira docente afetam os sentidos da carreira docente, principalmente quando seus efeitos impactam negativamente na formação do alunado. O professorado mostrou-se preocupado com o futuro da Educação Pública e o fim de direitos trabalhistas e previdenciários, isso se
deve às transformações ocorridas pelas políticas de cunho neoliberal capitalista que desestruturaram a carreira, a escola, a educação e a sociedade. Consideramos que, apesar disso, ainda há sentidos no trabalho e na carreira docente ocupando a centralidade na vida humana e na formação do ser social
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