A visão dos discentes sobre a formação à docência em Programas de Pós-Graduação em Odontologia do Brasil

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Data
2020-10-01Autor
Presser, Janete Jacinta Lupatini
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O estudo teve como objetivo geral analisar a estruturação curricular dos Programas de Pós-Graduação (PPGOs Universidade stricto sensu em Odontologia no Brasil no que tange a formação docente e como objetivos específicos identificar na estrutura curricular dos PPGOs as disciplinas e/ou conteúdos pedagógicos na formação de recursos humanos para a docência, identificar como ocorrem as práticas pedagógicas e avaliar, através de um questionário, a opinião dos discentes sobre o processo formativo do docente. Através da Plataforma sucupira foram avaliadas as ementas de todas as disciplinas de todos os cursos em stricto sensu. Um questionário estruturado auto administrado foi desenvolvido e submetido a um teste-piloto com egressos recentes do PPG em Odontologia da UFPel. Através de um link enviado aos coordenadores dos PPGOs, o questionário final foi encaminhado aos discentes, população a ser estudada, de 6.101. Os dados qualitativos foram analisados descritivamente e os quantitativos através de análise estatística descritiva. Dentre os 101 PPGOs, das 70 instituições, existem 80 disciplinas pedagógicas ofertadas entre elas obrigatórias quanto optativas. Todos os discentes foram convidados a participar, e destes 947 (15,52%) responderam à pesquisa. Dos respondentes, 72,2% foram mulheres, bem como 73,4% se declaram brancos e 65,7%, desejam seguir carreira docente universitária e 14% a docência em cursos. Os números revelam um percentual elevado de 60%, de discentes que não estão de acordo com a quantidade de aulas ministradas do mestrado/doutorado, apesar de 41,1% se sentirem preparados para a docência. Sobre a importância do estágio de docência, os dados demonstraram que 98,6% dos entrevistados, consideram importante e altamente importante o estágio docente durante o momento de formação mestre/doutor dentro de seu programa. Este trabalho permitiu conhecer o panorama da formação de recursos humanos na visão dos discentes dos PPGOs do país e quais as disciplinas da estruturação curricular da área de Odontologia do país contribuem para uma formação didático-pedagógica dos futuros docentes. Os resultados demonstraram a satisfação dos discentes em relação à qualidade das aulas, o alto nível de conhecimento de seus professores e a ampla diversidade de disciplinas pedagógicas ofertadas nos PPGOs.
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