Mostrar registro simples

dc.creatorPresser, Janete Jacinta Lupatini
dc.date.accessioned2021-09-24T23:40:56Z
dc.date.available2021-09-24T23:40:56Z
dc.date.issued2020-10-01
dc.identifier.citationPRESSER, Janete Jacinta Lupatini. A visão dos discentes sobre a formação à docência em Programas de Pós-Graduação em Odontologia do Brasil Orientador: Rafael Ratto de Moraes 2020. 90 f. Tese (Doutorado em Odontologia – Faculdade de Odontologia) Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7995
dc.description.abstractThe general objective of the study was to analyze the curricular structure of Postgraduate Programs (PPGOs) stricto sensu in Dentistry in Brazil with regard to teacher training and as specific objectives to identify in the curriculum structure of PPGOs the disciplines and / or pedagogical contents in training human resources for teaching, identify how pedagogical practices occur and evaluate, through a questionnaire, the opinion of students about the teacher’s training process. Through the Sucupira Platform, the menus of all subjects of all courses in stricto sensu were evaluated. A self-administered structured questionnaire was developed and subjected to a pilot test with recent graduates from PPG in Dentistry at UFPel. Through a link sent to the coordinators of the PPGOs, the final questionnaire was sent to the students, the population to be studied, of 6,101. Qualitative data were analyzed descriptively and quantitative data through descriptive statistical analysis. Among the 101 PPGOs, of the 70 institutions, there are 80 pedagogical subjects offered, among them mandatory and optional. All students were invited to participate, and of these 947 (15.52%) responded to the survey. Of the respondents, 72.2% were women, as well as 73.4% declare themselves white and 65.7%, wish to pursue a university teaching career and 14% teach in courses. The numbers reveal a high percentage of 60%, of students who are not in agreement with the number of classes taught by the master / doctorate, although 41.1% feel prepared for teaching. Regarding the importance of the teaching internship, the data showed that 98.6% of the interviewees considered the teaching internship to be important and highly important during the time of master / doctor training within their program. This work allowed to know the panorama of the formation of human resources in the view of the students of the PPGOs of the country and which the disciplines of the curricular structuring of the Dentistry area of the country contribute to a didactic-pedagogical formation of the future teachers. The results demonstrated the satisfaction of the students regarding the quality of the classes, the high level of knowledge of their teachers and the wide diversity of pedagogical disciplines offered in the PPGOs.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectEstruturas curricularespt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.titleA visão dos discentes sobre a formação à docência em Programas de Pós-Graduação em Odontologia do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe students' view on teaching training in Graduate Programs in Dentistry in Brazil.The students' view on teaching training in Graduate Programs in Dentistry in Brazil.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo geral analisar a estruturação curricular dos Programas de Pós-Graduação (PPGOs Universidade stricto sensu em Odontologia no Brasil no que tange a formação docente e como objetivos específicos identificar na estrutura curricular dos PPGOs as disciplinas e/ou conteúdos pedagógicos na formação de recursos humanos para a docência, identificar como ocorrem as práticas pedagógicas e avaliar, através de um questionário, a opinião dos discentes sobre o processo formativo do docente. Através da Plataforma sucupira foram avaliadas as ementas de todas as disciplinas de todos os cursos em stricto sensu. Um questionário estruturado auto administrado foi desenvolvido e submetido a um teste-piloto com egressos recentes do PPG em Odontologia da UFPel. Através de um link enviado aos coordenadores dos PPGOs, o questionário final foi encaminhado aos discentes, população a ser estudada, de 6.101. Os dados qualitativos foram analisados descritivamente e os quantitativos através de análise estatística descritiva. Dentre os 101 PPGOs, das 70 instituições, existem 80 disciplinas pedagógicas ofertadas entre elas obrigatórias quanto optativas. Todos os discentes foram convidados a participar, e destes 947 (15,52%) responderam à pesquisa. Dos respondentes, 72,2% foram mulheres, bem como 73,4% se declaram brancos e 65,7%, desejam seguir carreira docente universitária e 14% a docência em cursos. Os números revelam um percentual elevado de 60%, de discentes que não estão de acordo com a quantidade de aulas ministradas do mestrado/doutorado, apesar de 41,1% se sentirem preparados para a docência. Sobre a importância do estágio de docência, os dados demonstraram que 98,6% dos entrevistados, consideram importante e altamente importante o estágio docente durante o momento de formação mestre/doutor dentro de seu programa. Este trabalho permitiu conhecer o panorama da formação de recursos humanos na visão dos discentes dos PPGOs do país e quais as disciplinas da estruturação curricular da área de Odontologia do país contribuem para uma formação didático-pedagógica dos futuros docentes. Os resultados demonstraram a satisfação dos discentes em relação à qualidade das aulas, o alto nível de conhecimento de seus professores e a ampla diversidade de disciplinas pedagógicas ofertadas nos PPGOs.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::MATERIAIS ODONTOLOGICOSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Rafael Ratto de


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples