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dc.creatorTorres, Laura Sacco dos Anjos
dc.date.accessioned2021-12-16T00:16:42Z
dc.date.available2021-12-13
dc.date.available2021-12-16T00:16:42Z
dc.date.issued2021-01-08
dc.identifier.citationTORRES, Laura Sacco dos Anjos. Visualidades em práticas pedagógicas: discutindo os processos de leitura e compreensão crítica de imagens na formação docente em Artes Visuais. 2021. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Faculdade de Educação (FaE), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8106
dc.description.abstractThis research seeks to discuss the aspects of visuality that are present in the discourses of Visual Arts teachers, who work with the final years of Elementary School in the city of Pelotas, by tracing the main tendencies that support their pedagogical practices. Data analysis is backed in a dialogical perspective of language from Bakhtin and the Circle (BAKHTIN, 2011; VOLOCHINÓV, 2018; SOBRAL, 2009), according to which the analyst looks at the linguistic marks of the statements in search of the meanings constructed in discourse related to the aspects of visuality, as well as of the understanding that Visual Arts teachers have about the concepts of image and visuality. The results of the research demonstrate a formalistic understanding of the concept of image, by most of the interviewees, with only one of the participants being familiar with the understanding of visuality, as a concept of visual culture. The interviewees' utterances are representative of a construction of knowledges, owned teachers, that become evident in their plurality and heterogeneity through the exercise of teaching (TARDIF, 2005). By analyzing the interviewees‘ utterances, it was verified that the teachers had a limited access to different perspectives and methodological approaches for reading, critical understanding and appreciation of images, during their initial training. It is believed that the contact with a diversity of perspectives can provide important resources for the construction of pedagogical knowledges, which can be mobilized in the teaching practice.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectVisualidadept_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectImagept_BR
dc.subjectVisualitypt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.titleVisualidades em práticas pedagógicas: discutindo os processos de leitura e compreensão crítica de imagens na formação docente em Artes Visuaispt_BR
dc.title.alternativeVisualities in pedagogical practices: discussing the processes of reading and critical understanding of images in teacher education in Visual Artspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5527722672705935pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8058990518394490pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo principal discutir aspectos da visualidade presentes nos discursos de professoras de Artes Visuais, que trabalham com os anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Pelotas, identificando as principais tendências metodológicas que sustentam suas práticas pedagógicas. A análise dos dados está amparada em uma perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin e o Círculo (BAKHTIN, 2011; VOLOCHINÓV,2018; SOBRAL, 2009), em que a analista procura nas marcas linguísticas dos enunciados os sentidos discursivamente construídos no que concerne aos aspectos da visualidade, bem como a compreensão que as professoras de Artes Visuais têm em torno dos conceitos de imagem e visualidade. Os resultados da pesquisa demonstram uma compreensão formalista do conceito de imagem, por grande parte das entrevistadas, estando somente uma das participantes familiarizada com a compreensão de visualidade enquanto conceito da cultura visual. As falas das entrevistadas são muito representativas de uma construção de saberes, que são próprios dos professores, os quais se evidenciam em sua pluralidade e heterogeneidade mediante o exercício da ação docente (TARDIF, 2005). Através das falas das entrevistadas, foi verificado que as professoras tiveram em sua formação inicial um limitado acesso a perspectivas e abordagens metodológicas para leitura, compreensão crítica e apreciação de imagens. Acredita-se que o contato com essas perspectivas em sua diversidade pode fornecer recursos importantes para a construção de saberes pedagógicos, os quais podem ser mobilizados no trabalho docente.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Zamperetti, Maristani Polidori


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