dc.creator | Torres, Laura Sacco dos Anjos | |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T00:16:42Z | |
dc.date.available | 2021-12-13 | |
dc.date.available | 2021-12-16T00:16:42Z | |
dc.date.issued | 2021-01-08 | |
dc.identifier.citation | TORRES, Laura Sacco dos Anjos. Visualidades em práticas pedagógicas: discutindo os processos de leitura e compreensão crítica de imagens na formação docente em Artes Visuais. 2021. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Faculdade de Educação (FaE), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8106 | |
dc.description.abstract | This research seeks to discuss the aspects of visuality that are present in the
discourses of Visual Arts teachers, who work with the final years of Elementary
School in the city of Pelotas, by tracing the main tendencies that support their
pedagogical practices. Data analysis is backed in a dialogical perspective of
language from Bakhtin and the Circle (BAKHTIN, 2011; VOLOCHINÓV, 2018;
SOBRAL, 2009), according to which the analyst looks at the linguistic marks of the
statements in search of the meanings constructed in discourse related to the aspects
of visuality, as well as of the understanding that Visual Arts teachers have about the
concepts of image and visuality. The results of the research demonstrate a formalistic
understanding of the concept of image, by most of the interviewees, with only one of
the participants being familiar with the understanding of visuality, as a concept of
visual culture. The interviewees' utterances are representative of a construction of
knowledges, owned teachers, that become evident in their plurality and heterogeneity
through the exercise of teaching (TARDIF, 2005). By analyzing the interviewees‘
utterances, it was verified that the teachers had a limited access to different
perspectives and methodological approaches for reading, critical understanding and
appreciation of images, during their initial training. It is believed that the contact with
a diversity of perspectives can provide important resources for the construction of
pedagogical knowledges, which can be mobilized in the teaching practice. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Visualidade | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Image | pt_BR |
dc.subject | Visuality | pt_BR |
dc.subject | Discourse | pt_BR |
dc.title | Visualidades em práticas pedagógicas: discutindo os processos de leitura e compreensão crítica de imagens na formação docente em Artes Visuais | pt_BR |
dc.title.alternative | Visualities in pedagogical practices: discussing the processes of reading and critical understanding of images in teacher education in Visual Arts | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5527722672705935 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8058990518394490 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo principal discutir aspectos da visualidade presentes
nos discursos de professoras de Artes Visuais, que trabalham com os anos finais do
Ensino Fundamental na cidade de Pelotas, identificando as principais tendências
metodológicas que sustentam suas práticas pedagógicas. A análise dos dados está
amparada em uma perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin e o Círculo
(BAKHTIN, 2011; VOLOCHINÓV,2018; SOBRAL, 2009), em que a analista procura
nas marcas linguísticas dos enunciados os sentidos discursivamente construídos no
que concerne aos aspectos da visualidade, bem como a compreensão que as
professoras de Artes Visuais têm em torno dos conceitos de imagem e visualidade.
Os resultados da pesquisa demonstram uma compreensão formalista do conceito de
imagem, por grande parte das entrevistadas, estando somente uma das
participantes familiarizada com a compreensão de visualidade enquanto conceito da
cultura visual. As falas das entrevistadas são muito representativas de uma
construção de saberes, que são próprios dos professores, os quais se evidenciam
em sua pluralidade e heterogeneidade mediante o exercício da ação docente
(TARDIF, 2005). Através das falas das entrevistadas, foi verificado que as
professoras tiveram em sua formação inicial um limitado acesso a perspectivas e
abordagens metodológicas para leitura, compreensão crítica e apreciação de
imagens. Acredita-se que o contato com essas perspectivas em sua diversidade
pode fornecer recursos importantes para a construção de saberes pedagógicos, os
quais podem ser mobilizados no trabalho docente. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zamperetti, Maristani Polidori | |