Mostrar el registro sencillo del ítem
Sinalização urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a experiência com pessoas idosas
dc.creator | Pires, Diana Lopes | |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T16:15:52Z | |
dc.date.available | 2021-12-16 | |
dc.date.available | 2021-12-16T16:15:52Z | |
dc.date.issued | 2021-03-31 | |
dc.identifier.citation | PIRES, Diana Lopes. Sinalização Urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a Experiência com Pessoas Idosas. 2021. 265f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8114 | |
dc.description.abstract | This research is developed in the environment-behavior area and studies the functional needs of location and spatial orientation of people 60 years old or over in the public space, as well as their degree of interaction with the urban environment. This study focuses on how urban signage projects for public transport are conducted in shelters in Brazil: often, only technical and cost criteria are considered by public agencies, without considering the needs and perceptions of elderly users who use that space and service. Its general objective is to analyze how an urban signage project for public transport, based on the concepts of wayfinding, can influence the experience of the elderly user. This is phenomenological research, as it starts from the understanding and understanding of the way people live in their daily lives. The city selected for the case study is Pelotas, in Rio Grande do Sul, Brazil. The research object consists of a set of bus shelters located on Rua General Osório, a block between Rua Marechal Floriano Peixoto and Rua Sete de Setembro, in the center of the city of Pelotas. The following data collection methods are used: (i) physical survey; (ii) structured and semi-structured interviews; (iii) Policy and Practice Forum, and; (iv) behavioral observation. It is intended to contribute to the public sphere in the context of urban mobility, since a prototype of a signaling project for public transport is installed and from the interaction of the elderly, the analyzes of this research are developed with it. In this research, we identified the elderly’s lack of interest in using legends on maps, which stimulates the question culture in case of insecurity in the reading of signs. However, the use of the pictogram has satisfactory results for the elderly to read maps when it resembles everyday elements. The elderly, while using signage, are only located when they recognize the references on the map to the public space. The aim is to contribute to the academic environment, providing material that discusses issues about wayfinding, urban signage, urban mobility and especially the perceptions of the elderly about public transport. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Wayfinding | pt_BR |
dc.subject | Idosos | pt_BR |
dc.subject | Sinalização urbana | pt_BR |
dc.subject | Transporte público coletivo | pt_BR |
dc.subject | Perception | pt_BR |
dc.subject | Wayfinding | pt_BR |
dc.subject | Elderly | pt_BR |
dc.subject | Urban signs | pt_BR |
dc.subject | Public transportation | pt_BR |
dc.title | Sinalização urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a experiência com pessoas idosas | pt_BR |
dc.title.alternative | Urban Signage based on Wayfinding for Public Transport: The Experience with The Old | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7863833676258808 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4017049122315867 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa desenvolve-se na área ambiente-comportamento e estuda as necessidades funcionais de localização e orientação espacial das pessoas com 60 anos ou mais no espaço público, assim como o grau de interação delas com o ambiente urbano. Este estudo centrase na forma como são conduzidos os projetos de sinalização urbana para transporte público coletivo em abrigos no Brasil: muitas vezes são ponderados somente os critérios técnicos e de custo pelos órgãos públicos, sem considerar as necessidades e percepções dos usuários idosos que utilizam esse espaço e serviço. Possui como objetivo geral analisar como um projeto de sinalização urbana para transporte público coletivo, baseado nos conceitos do wayfinding, pode influenciar na experiência do usuário idoso. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica, pois parte da compreensão e entendimento do modo de como as pessoas vivem no seu cotidiano. A cidade selecionada para o estudo de caso é Pelotas, no Rio Grande do Sul, Brasil. O objeto de pesquisa consiste em um conjunto de abrigos de ônibus situados na rua General Osório, quadra entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e rua Sete de Setembro, no centro da cidade de Pelotas. São empregados os seguintes métodos de coletas de dados: (i) levantamento físico; (ii) entrevistas estruturadas e semi-estruturadas; (iii) Fórum de Políticas e Práticas, e; (iv) observação comportamental. Pretende-se contribuir com a esfera pública no âmbito da mobilidade urbana, visto que é instalado um protótipo de um projeto de sinalização para transporte público coletivo e a partir da interação dos idosos, com ele se desenvolvem as análises desta pesquisa. Nesta pesquisa, identificamos a falta de interesse do idoso em utilizar-se de legendas nos mapas, o que estimula a cultura da pergunta caso haja insegurança na leitura da sinalização. Todavia, o uso do pictograma possui resultados satisfatórios para a leitura de mapas pelo idoso quando assemelha se à elementos do cotidiano. O idoso, enquanto o uso da sinalização, só se localiza quando reconhece as referências do mapa com o espaço público. Almeja-se contribuir com o meio acadêmico, proporcionando material que discorre por assuntos sobre wayfinding, sinalização urbana, mobilidade urbana e principalmente sobre as percepções dos idosos sobre o transporte público coletivo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Portella, Adriana Araujo |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PROGRAU: Dissertações e Teses [244]
Mestrado