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dc.creatorCorrêa, Gessiele da Silva
dc.date.accessioned2022-02-21T22:56:09Z
dc.date.available2022-02-17
dc.date.available2022-02-21T22:56:09Z
dc.date.issued2021-09-16
dc.identifier.citationCORRÊA, Gessiele da Silva. Ensino de Química para alunos surdos: planejamento de materiais didáticos pautados na visualidade. Orientadora: Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8181
dc.description.abstractThis research presents as its main theme the Chemistry teaching for deaf students. The chemical knowledge studied in this subject is considered by students as complex and abstract. Most of them are raised with a little or none connection at all with their daily reality. However, when dealing with the Chemistry Teaching for deaf students, we deal not only with the specificity of the Chemistry language, but also with the form of communication among these students, which happens for real through the Brazilian Sign Language (Libras), and with the way of understanding the contents by these students, which is through the visual-gesture channel. For that reason, materials, strategies and methodologies that include Visual Pedagogy are essential for learning and understanding the acquired content by these students. The theoretical reference used for this research was built using essays that dialogued with the topic discussed. The main objective of this paperwork was to understand in what extension the use of a teaching proposal based on visuality can help deaf students in their process of understanding concepts. In order to do so, it was first thought of the physical changing states of water for deaf student in the first year of high school, using didactical material formulated with visual elements, such as images, figures, illustrations, and containing signs in Libras of the chemical terms corresponding to this content. The research methodology used to develop the dissertation is based on the perspective of pedagogical intervention. Results show the importance of the didactical material developed and applied during the research. Besides, it was noticed the emergence of discussions about the materials that are used during classes for deaf students, as they need to be adapted with the use of magnetic elements, such as images, illustrations, signed videos, among others, as well as contemplate the use of Libras in a communicative way and associated to these resources. It was also found that the articulation between a well thought and developed teaching material, considering Visual Pedagogy, and the work in partnership with Libras interpreter, collaborate and help deaf students to understand the contents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPedagogia visualpt_BR
dc.subjectEstratégia didáticapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectVisual pedagogypt_BR
dc.subjectDidactical strategy for the deaf onept_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.titleEnsino de Química para alunos surdos: planejamento de materiais didáticos pautados na visualidadept_BR
dc.title.alternativeChemistry teaching for deaf students: planning of teaching materials based on visualitypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1310450747526676pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9199716328773316pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta como tema central o ensino da disciplina de Química para alunos surdos. Os conhecimentos químicos estudados na disciplina são considerados complexos e abstratos pelos alunos, pois, muitas vezes, são construídos com pouco, ou nenhum vínculo com a sua realidade cotidiana. Contudo, quando tratamos do Ensino de Química para alunos surdos, lidamos, não somente com a especificidade da linguagem Química, mas também com a forma de comunicação destes alunos, a qual se dá através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e com a maneira de compreensão dos conteúdos por estes alunos, que se dá pelo canal visuogestual. Por essa razão, materiais, estratégias e metodologias de ensino que contemplem a Pedagogia Visual são fundamentais para a aprendizagem e entendimento dos conteúdos adquiridos por eles. O referencial teórico da presente pesquisa foi construído utilizando trabalhos que dialogaram com o tema tratado. O objetivo principal do trabalho foi compreender em que medida a utilização de uma proposta de ensino pautada na visualidade pode auxiliar os alunos surdos em seu processo de compreensão dos conceitos, para isso, pensou-se na compreensão do conteúdo de mudanças de estados físicos da água para alunos surdos do primeiro ano do Ensino Médio, utilizando um material didático elaborado com elementos visuais, como imagens, figuras, ilustrações, e contendo sinais em Libras dos termos químicos correspondentes a este conteúdo. A metodologia de pesquisa adotada para o desenvolvimento da dissertação está calcada na perspectiva da intervenção pedagógica. Os resultados demonstraram a importância do material didático elaborado e aplicado durante a pesquisa, além disso, percebeu-se a emergência de discussões sobre, os materiais que são utilizados durante as aulas para alunos surdos, uma vez que necessitem ser adaptados com o uso de elementos imagéticos, tais como imagens, ilustrações, vídeos sinalizados, entre outros, bem como contemplem a utilização da Libras de forma comunicativa e associada a esses recursos. Constatou-se também, que a articulação entre um material didático pensado e elaborado, considerando a Pedagogia Visual, e o trabalho em parceria com o intérprete de Libras colaboram e auxiliam na compreensão dos conteúdos pelos alunos surdos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesCORRÊA, Gessiele da Silva. Ensino de Química para alunos surdos: planejamento de materiais didáticos pautados na visualidade. Orientadora: Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. CORRÊA, Gessiele da Silva. Chemistry teaching for deaf students: planning of teaching materials based on visuality. Advisor: Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez. 2021. 98 f. Dissertation (Professional Master in Science and Mathematics Teaching) – Education University, Universidade Federal de Pelotas, 2021.pt_BR
dc.contributor.advisor1Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio


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