Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorOliveira, Gillan Garcia
dc.date.accessioned2022-04-29T20:01:57Z
dc.date.available2022-04-29
dc.date.available2022-04-29T20:01:57Z
dc.date.issued2021-12-20
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gillan Garcia. A formação do professor de matemática na UFPel: registros sobre as andanças de aluno/professor entre saberes e práticas.Orientador Prof. Dr. Lui Nörnberg. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8337
dc.description.abstractThe focus of this work is the training of mathematics teachers in the graduation course in Mathematics, from the day shift groups in the Universidade Federal de Pelotas (UFPel), with the objective of analyzing the pedagogical knowledge used by students/teachers in the development of teaching practice during the mandatory internship, in order to identify how this knowledge was constructed and/or re-meant. The research subjects were students/professors of the Mathematics Degree course at UFPel. For data collection, the Work Field II classes were observed, as well as, the application of a semi-structured questionnaire and observations of teaching practice. The collected data was analyzed qualitatively through discursive textual analysis by relating them to topics observed in the classroom. The authors Marcelo Garcia (1999), Sacristán (2008), Gómez (1992), Tardif (1999), Morin (2015), among others, were used as the theoretical contributions. As a result, it is possible to state that teacher training institutions need to be constantly updating and reformulating their knowledge. It was also observed that the student/teacher needs to organize the contents for the construction of knowledge, using methodologies that prioritize the student's daily life. In addition, teacher training has to bridge the gap between initial training and professional practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação dos professores de matemáticapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectTraining of mathematics teacherspt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.titleA formação do professor de matemática na UFPel: registros sobre andanças de aluno/professor entre saberes e práticaspt_BR
dc.title.alternativeThe training of the mathematics teacher at UFPel: records on student/teacher jouneys between knowledge and e practices.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4790948112245695pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3056019144137008pt_BR
dc.description.resumoO foco deste trabalho é a formação de professores de matemática no curso de Licenciatura em Matemática, do turno diurno da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o objetivo de analisar os saberes pedagógicos utilizados pelos alunos/ professores no desenvolvimento da prática docente durante o estágio obrigatório, no intuito de identificar como esses saberes foram construídos e/ou ressignificados. Os participantes da pesquisa foram alunos/professores do curso de Licenciatura de Matemática da UFPel. Para a coleta de dados, foram observadas as aulas da disciplina de Trabalho Campo II, aplicação de questionário semiestruturado e observações da prática docente. Os dados coletados foram analisados qualitativamente por meio de análise textual discursiva, relacionando tópicos observados em sala de aula. Como aportes teóricos foram utilizados os autores Marcelo Garcia (1999), Sacristán (2008), Gómez (1992), Tardif (1999), Morin(2015) entre outros. Como resultado, é possível afirmar que as instituições de ensino de formação docente precisam estar em constante atualização e reformulação de seus saberes. Contatou-se ainda que o aluno/professor precisa organizar os conteúdos para a construção do conhecimento, utilizando metodologias que priorizem o cotidiano do aluno. Para além disso, a formação docente tem que suprir o distanciamento entre a formação inicial e a atuação profissional.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesOLIVEIRA, Gillan Garcia. A formação do professor de matemática na UFPel: registros sobre as andanças de aluno/professor entre saberes e práticas.Orientador Prof. Dr. Lui Nörnberg. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.contributor.advisor1Nörnberg, Lui


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem