Mostrar el registro sencillo del ítem
A formação do professor de matemática na UFPel: registros sobre andanças de aluno/professor entre saberes e práticas
dc.creator | Oliveira, Gillan Garcia | |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T20:01:57Z | |
dc.date.available | 2022-04-29 | |
dc.date.available | 2022-04-29T20:01:57Z | |
dc.date.issued | 2021-12-20 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Gillan Garcia. A formação do professor de matemática na UFPel: registros sobre as andanças de aluno/professor entre saberes e práticas.Orientador Prof. Dr. Lui Nörnberg. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8337 | |
dc.description.abstract | The focus of this work is the training of mathematics teachers in the graduation course in Mathematics, from the day shift groups in the Universidade Federal de Pelotas (UFPel), with the objective of analyzing the pedagogical knowledge used by students/teachers in the development of teaching practice during the mandatory internship, in order to identify how this knowledge was constructed and/or re-meant. The research subjects were students/professors of the Mathematics Degree course at UFPel. For data collection, the Work Field II classes were observed, as well as, the application of a semi-structured questionnaire and observations of teaching practice. The collected data was analyzed qualitatively through discursive textual analysis by relating them to topics observed in the classroom. The authors Marcelo Garcia (1999), Sacristán (2008), Gómez (1992), Tardif (1999), Morin (2015), among others, were used as the theoretical contributions. As a result, it is possible to state that teacher training institutions need to be constantly updating and reformulating their knowledge. It was also observed that the student/teacher needs to organize the contents for the construction of knowledge, using methodologies that prioritize the student's daily life. In addition, teacher training has to bridge the gap between initial training and professional practice. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação dos professores de matemática | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Training of mathematics teachers | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teaching | pt_BR |
dc.title | A formação do professor de matemática na UFPel: registros sobre andanças de aluno/professor entre saberes e práticas | pt_BR |
dc.title.alternative | The training of the mathematics teacher at UFPel: records on student/teacher jouneys between knowledge and e practices. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4790948112245695 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3056019144137008 | pt_BR |
dc.description.resumo | O foco deste trabalho é a formação de professores de matemática no curso de Licenciatura em Matemática, do turno diurno da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o objetivo de analisar os saberes pedagógicos utilizados pelos alunos/ professores no desenvolvimento da prática docente durante o estágio obrigatório, no intuito de identificar como esses saberes foram construídos e/ou ressignificados. Os participantes da pesquisa foram alunos/professores do curso de Licenciatura de Matemática da UFPel. Para a coleta de dados, foram observadas as aulas da disciplina de Trabalho Campo II, aplicação de questionário semiestruturado e observações da prática docente. Os dados coletados foram analisados qualitativamente por meio de análise textual discursiva, relacionando tópicos observados em sala de aula. Como aportes teóricos foram utilizados os autores Marcelo Garcia (1999), Sacristán (2008), Gómez (1992), Tardif (1999), Morin(2015) entre outros. Como resultado, é possível afirmar que as instituições de ensino de formação docente precisam estar em constante atualização e reformulação de seus saberes. Contatou-se ainda que o aluno/professor precisa organizar os conteúdos para a construção do conhecimento, utilizando metodologias que priorizem o cotidiano do aluno. Para além disso, a formação docente tem que suprir o distanciamento entre a formação inicial e a atuação profissional. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | OLIVEIRA, Gillan Garcia. A formação do professor de matemática na UFPel: registros sobre as andanças de aluno/professor entre saberes e práticas.Orientador Prof. Dr. Lui Nörnberg. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nörnberg, Lui |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGECM: Dissertações e Teses [139]
Dissertações