Desempenho em habilidades motoras fundamentais em crianças típicas: uma revisão sistemática sobre avaliação e intervenção motoras
Abstract
O objetivo do presente estudo foi verificar o desempenho motor em habilidades motoras fundamentais de crianças típicas com idades entre 3 e 10 anos, utilizando o teste TGMD-2. Os dados foram coletados através de uma revisão sistemática dos estudos publicados nas últimas duas décadas que tenham examinado o desempenho motor de crianças com idades entre 3 a 10 anos utilizando o teste TGMD-2. Foram revisadas as bases de dados PubMed, Lilacs, Scielo, ResearchGate e PsycInfo usando como termo o descritor “TGMD-2”, com textos disponíveis nos idiomas português, inglês e espanhol. O número total final de artigos que atenderam aos critérios de inclusão entre as 5 bases de dados foram 71 artigos. Destes, 32 estudos na base de dados PubMed, 18 estudos na base de dados Scielo, 7 na base de dados Lilacs e 16 estudos na base de dados ResearchGate. Em geral, somaram-se 53 artigos de caráter avaliativo e 18 artigos que utilizaram-se de protocolo interventivo. Osestudos que se utilizaram de intervenção demonstraram os efeitos positivos de um protocolo interventivo sobre o desempenho motor em habilidades motoras fundamentais. Os estudos de avaliação permitiram identificar que ao longo desses 20 anos de TGMD-2 as crianças foram predominantemente classificadas com escore motor “abaixo da média”. Conclui-se, que as crianças ao redor do mundo estão apresentando níveis inadequados de desempenho motor em habilidades motoras fundamentais, porém os efeitos positivos de protocolos interventivo são demonstrados na grande maioria dos estudos interventivos presentes nesta revisão sistemática. Desse modo a prática esportiva pode proporcionar desempenho adequado de desempenho motor em habilidades motoras fundamentais, levando-se em conta a quantidade, qualidade e complexidade das intervenções proporcionadas no ambiente escolar e no ambiente social, assim moldando as experiências motoras desenvolvidas durante a infância.
Collections
The following license files are associated with this item:
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Frequência auto-controlada de conhecimento de resultados e traço de personalidade na aprendizagem de uma habilidade motora seqüencial
Kaefer, Angelica (2009-03-26)No presente trabalho investigou-se a relação entre o traço de personalidade extroversão-introversão e a freqüência de feedback extrínseco auto-controlado na aprendizagem de uma habilidade motora de timing seqüencial em ... -
Efeitos da ameaça de estereótipo de raça na aprendizagem motora
Costa, Lauren Silva (2023-10-30)O presente estudo verificou os efeitos da ameaça de estereótipo de raça na aprendizagem motora. A tarefa envolveu realizar um percurso adaptado para tacadas de putting de golfe, composto por quatro buracos, com a ... -
Avaliação da eficiência energética de sistemas de bombeamento de captação de água
Fernandes, Carolina Hoch Vieira (2025-03-27)Na atualidade o uso consciente dos recursos energéticos e hídricos tem sido cada vez mais abordados em estudos e são de grande importância para o desenvolvimento econômico e sustentável de uma região. Nos serviços de ...