Pensamento computacional como uma aplicação em dados abertos conectados
Abstract
Dados estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia e podem ser representados por diversas formas e fontes. Utilizando tecnologias abertas é possível que sistemas sejam desenvolvidos mais rapidamente com a colaboração de qualquer pessoa que detenha o conhecimento necessário.
Dados abertos podem ser reutilizados e distribuídos por qualquer pessoa, mas se avaliados de forma isolada podem não levar a derivação de informações relevantes. Visto isso, torna-se importante o uso de dados abertos conectados, pois permitem cruzar dados de diversas fontes, processando esses dados para geração de novas informações e conhecimentos. Essas características fazem com que sejam uma solução para problemas derivados da falta de padronização e interligação de dados.
O Pensamento Computacional (PC) é visto como um conhecimento introduzido a partir da relação entre conceitos de computação, sendo aplicado na resolução de problemas. O PC é trabalhado em diversos níveis de ensino por profissionais de diferentes áreas, que buscam trazer conceitos e habilidades relevantes ao desenvolvimento do PC à educação desde os primeiros anos de ensino. Entretanto, seu uso resulta em divergências quanto a padronização de tarefas, conceitos e habilidades do PC. Desta forma, neste trabalho é proposta a criação e a disponibilização de um modelo capaz de capturar e integrar múltiplas perspectivas de autores sobre PC, afim de prover uma forma de padronizar as diversas definições existentes. Neste esforço, propõe-se uma ontologia de domínio, expansível para comportar a definição de diversos autores, e ontologias de topo, responsáveis por representar as visões de autores com perspectivas distintas. Com isso, busca-se demonstrar a expressividade e o alcance de operação da ontologia de domínio desenvolvida. O modelo desenvolvido foi testado em três cenários típicos do PC, mostrando-se capaz de modelar e integrar pontos de vista de diferentes autores e de vincular recursos de diferentes naturezas de acordo com suas finalidades e assuntos. Com o uso de dados abertos conectados foi possível disponibilizar o modelo criado em um endpoint, para que outros usuários e aplicações possam estender as definições
propostas com definições de outros autores ou pesquisar recursos alternativos que possam ser utilizados para o ensino de determinada habilidade.
Collections
The following license files are associated with this item: