Desempenho funcional de usuários de próteses totais convencionais e de overdentures mandibulares retidas por 2 e 3 implantes: um estudo observacional paralelo de 3 grupos.
Fecha
2021-04-26Autor
Carter Petiz, Helena Cristina Fernandes
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Usuários de próteses totais convencionais apresentam redução da capacidade mastigatória em torno de 55% em comparação com usuários de overdentures mandibulares, entretanto ainda é incerto se o aumento do número de implantes para retenção de overdentures mandibulares pode influenciar positivamente em parâmetros funcionais que interferem na obtenção de uma função mastigatória
eficiente. Estudos indicam que overdentures mandibulares implanto-retidas por três implantes promovem desempenho funcional superior quando comparadas à retenção por 2 implantes. Este estudo observacional transversal paralelo comparou as diferenças na força de mordida, no limiar de deglutição e na performance mastigatória entre 3 estratégias de tratamento para o edentulismo mandibular: prótese total convencional, overdentures mandibulares retidas por 2 e por 3 implantes. Um total de 36 pacientes edêntulos foram alocados em 3 grupos de estudo para receberem os seguintes tratamentos reabilitadores: I) prótese total convencional; II) overdenture mandibular retida por 2 implantes e III) overdenture mandibular retida por 3 implantes.
Os implantes (Facility, 2.9x10mm) foram instalados usando cirurgia de estágio único e carregamento convencional e o sistema de retenção protética utilizada foi do tipo botão (Attachment Equator). Após 3 meses de uso da prótese, a avaliação funcional foi realizada através i) de registro da força de mordida bilateral utilizando o dispositivo gnatodinamômetro, ii) e de testes de função mastigatória: performance mastigatória e limiar de deglutição utilizando alimento teste artificial (Optocal), processado quantitativamente pelo método de fracionamento em peneiras. O teste de MannWhitney foi usado para comparar tendências centrais de amostras independentes. Valores de p ≤0,05 foram considerados estatisticamente significativos.
Comparativamente aos usuários de prótese total convencional, os usuários de overdentures mandibulares retidas por 2 implantes apresentaram aumento da força de mordida bilateral, dominância do lado direito e performance mastigatória significativamente melhor. Mulheres obtiveram melhoria da performance mastigatória e melhoria da força de mordida bilateral. Usuários de overdentures mandibulares retidas por 3 implantes apresentaram tempo de limiar de deglutição diminuído e melhoria da performance mastigatória. Comparativamente ao grupo de overdentures retidas por 2 implantes, o grupo de overdentures retidas por 3 implantes não apresentou diferenças significativas em todos os parâmetros. Comparativamente a usuários de prótese total convencional, os usuários de overdentures retidas por 2 implantes apresentam melhor performance mastigatória e força de mordida, enquanto
o grupo de overdentures retidas por 3 implantes apresentou redução apenas do tempo de mastigação. Os grupos de overdentures retidas por 2 e por 3 implantes não apresentaram diferenças entre si para todos os parâmetros avaliados.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: