Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBarbosa, Maicon Fernando Oliveira
dc.date.accessioned2022-08-16T22:44:16Z
dc.date.available2022-08-16
dc.date.available2022-08-16T22:44:16Z
dc.date.issued2022-03-30
dc.identifier.citationBARBOSA. Maicon Fernando Oliveira. A Culpa é do Cárcere - Um olhar Queer para Visualidades da Cena Teatral. 112 f. 2022. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8572
dc.description.abstractThe present master’s thesis was developed together with the Postgraduate in Visual Arts Center of the Federal University of Pelotas, UFPel.- linked to the research line Education in Arts Processes of Aesthetic Formation. It revisit two theatrical performances of my own: O Cárcere da alma feminina and A culpa foi da água from the study and reflection on the idea of trans theater, which discusses gender identity. Therefore, I revisited the aesthetics and construction of images of my works to questions where and How the gay or the transvestite is represented.This study also resulted in a survey of important and relevant works in the field of representation and representativeness for the Queer and/or LGBTQIA+ scenes. Somehow collaborate with the deconstruction of the stigmas imposed by our society. The methodology presented focuses on visualizing the art of the scene Queer, therefore, it relies on the practice of image reading. From the concept of Queer, I dialogue with authors such as Judith Butler, Rebecca Pearse and Guacira Lopes Louro and on gender identify Michel Foucault.In the final part I bring the proposal of reading scenes(photographs) of my two theatrical works, building reflections on developments that the use of scene images LGBTQIA+ can have in the education/theatre/visuality interaction. In the final considerations I bring the school to the center of the debate as it is my place of pedagogical and artistic performancept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCena teatralpt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectOlhar queerpt_BR
dc.subjectVisualidadespt_BR
dc.subjectTheater scenept_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.subjectQueer lookpt_BR
dc.subjectvisualspt_BR
dc.titleA culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatralpt_BR
dc.title.alternativeA Queer look at the Visualities of the Theatrical Scenept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4721644851549147pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1781461287024939pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Medeiros, Rosângela Fachel de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4945604072370805pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, vinculada à linha de pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Busca revisitar dois espetáculos teatrais de minha autoria: O cárcere da alma feminina e A culpa foi da água a partir do estudo e da reflexão acerca da ideia de teatro trans, que discute a identidade de gênero. Para tanto, revisitei a estética e construção de imagens das minhas obras para discutir onde e como o gay ou a travesti é representado. Esse estudo, também, resultou numa pesquisa de investigação de trabalhos importantes e relevantes no âmbito da representação e da representatividade para a cena Queer e/ou LGBTQIA+ e que, de alguma forma, colaboram com a desconstrução dos estigmas impostos pela nossa sociedade. A metodologia apresentada tem como foco as visualidades da arte da cena queer, portanto, se debruça sobre a prática da leitura de imagens. A partir do conceito de queer, dialogo com autores como Judith Butler, Rebecca Pearse e Guacira Lopes Louro e sobre identidade de gênero Michel Foucault. Na parte final aponto a proposta de leitura de cenas (fotografias) das minhas duas obras teatrais, construindo reflexões sobre desdobramentos que o uso das imagens da cena LGBTQIA+ podem ter na interação educação/teatro/visualidades. Nas considerações finais trago a Escola para o centro do debate, por ser meu lugar de atuação pedagógica e artística.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARBOSA. Maicon Fernando Oliveira. A Culpa é do Cárcere - Um olhar Queer para Visualidades da Cena Teatral. 112 f. 2022. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Eleonora Campos da Motta


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem