A culpa é do cárcere - um olhar queer para visualidades da cena teatral

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Data
2022-03-30Autor
Barbosa, Maicon Fernando Oliveira
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A presente dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, vinculada à linha de pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Busca revisitar dois espetáculos teatrais de minha autoria: O cárcere da alma feminina e A culpa foi da água a partir do estudo e da reflexão acerca da ideia de teatro trans, que discute a identidade de gênero. Para tanto, revisitei a estética e construção de imagens das minhas obras para discutir onde e como o gay ou a travesti é representado. Esse estudo, também, resultou numa pesquisa de investigação de trabalhos importantes e relevantes no âmbito da representação e da representatividade para a cena Queer e/ou LGBTQIA+ e que, de alguma forma, colaboram com a desconstrução dos estigmas impostos pela nossa sociedade. A metodologia apresentada tem como foco as visualidades da arte da cena queer, portanto, se debruça sobre a prática da leitura de imagens. A partir do conceito de queer, dialogo com autores como Judith Butler, Rebecca Pearse e Guacira Lopes Louro e sobre identidade de gênero Michel Foucault. Na parte final aponto a proposta de leitura de cenas (fotografias) das minhas duas obras teatrais, construindo reflexões sobre desdobramentos que o uso das imagens da cena LGBTQIA+ podem ter na interação educação/teatro/visualidades. Nas considerações finais trago a Escola para o centro do debate, por ser meu lugar de atuação pedagógica e artística.
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