Mostrar el registro sencillo del ítem
Modelagem a nível organizacional de agentes em um jogo do tipo RPG: estudo da complexidade de seus personagens e de suas funcionalidades.
dc.creator | Born, Míriam Blank | |
dc.date.accessioned | 2022-08-22T16:27:51Z | |
dc.date.available | 2022-08-22 | |
dc.date.available | 2022-08-22T16:27:51Z | |
dc.date.issued | 2022-04-07 | |
dc.identifier.citation | BORN, Míriam Blank. Modelagem a nível organizacional de agentes em um jogo do tipo RPG: estudo da complexidade de seus personagens e de suas funcionalidades. Orientador: Marilton Sanchotene de Aguiar. 2022. 132 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8582 | |
dc.description.abstract | Currently, there is a growth in Artificial Intelligence (AI) research that seeks an effective way of understanding and applying intelligent techniques to solve complex problems in different fields of knowledge, such as ecological, economic, and social systems. In this context, Multiagent Systems (MAS), as an example of distributed AI, are presented as an appropriate and viable method in searching for solutions for modeling systems and simulations based on human interactions. In these simulations, the agents have interaction and communication rules so that the environment is appropriately organized and each agent plays its role. The application of MAS in modeling and simulation in the management of natural resources has been studied for some years with published research and satisfactory results. The area of natural resources, especially the water resource in the context of hydrographic basins, presents numerous conflicts related to the distribution and sharing of the resource, and its management becomes indispensable in the search for solutions for this scenario. In this context, this Thesis presents as its primary objective the modeling of agents at an organizational level to study the complexity and features of characters in an RPG-type game. As a case study, the Gorim RPG Game was developed in the Lagoa Mirim and Canal São Gonçalo watershed scenario. The modeling of this organization is carried out in the MOISE+ tool and implementation for its validation in the JaCaMo platform through hypothetical scenarios. Thus, from four hypothetical scenarios created for the interaction of the organization’s agents Ð contemplating the groups of Regulators, Supervisors, Producers, and also the Fee (allowed to all groups) Ð it was found that with the in the proposed modeling, agents can form the specified schema groups and correctly pursue the modeled objectives and missions. In this way, the scenarios validate the structural, functional, and deontic/normative levels of the Gorim RPG Game. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Sistemas multiagente | pt_BR |
dc.subject | Recursos naturais | pt_BR |
dc.subject | Jogos de papéis | pt_BR |
dc.subject | Moise + | pt_BR |
dc.subject | JaCaMo | pt_BR |
dc.subject | Multi-agents Systems | pt_BR |
dc.subject | Natural resources | pt_BR |
dc.subject | Role-Playing Game | pt_BR |
dc.title | Modelagem a nível organizacional de agentes em um jogo do tipo RPG: estudo da complexidade de seus personagens e de suas funcionalidades. | pt_BR |
dc.title.alternative | An organizational-level agents’ modeling in an RPG-type game: a study of the complexity of its characters and its functionalities | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6006565359245381 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3499616508280892 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Adamatti, Diana Francisca | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4984043849101331 | pt_BR |
dc.description.resumo | Na atualidade, observa-se o crescimento das pesquisas na área da Inteligência Artificial (IA) que buscam uma maneira efetiva de entendimento e aplicação de técnicas inteligentes para a solução de problemas complexos nos diversos campos do conhecimento, como em sistemas ecológicos, econômicos e sociais. Neste contexto, os Sistemas Multiagente (SMA), como exemplo de IA distribuída, apresentam-se como um método apropriado e viável na busca de soluções para a modelagem de sistemas e simulações baseadas em interações humanas. Nestas simulações, os agentes possuem regras de interação e comunicação para que haja devida organização do ambiente e cada agente desempenhe seu papel. A aplicação de SMA em modelagem e simulação no gerenciamento de recursos naturais é estudada há alguns anos com pesquisas publicadas e resultados satisfatórios. A área de recursos naturais, especialmente o recurso hídrico no âmbito de bacias hidrográficas, apresenta numerosos conflitos relacionados à distribuição e compartilhamento do recurso e sua gestão torna-se indispensável na busca de soluções para este cenário. Neste contexto, esta Tese apresenta como objetivo principal a modelagem a nível organizacional de agentes para o estudo da complexidade e das funcionalidades de personagens de um jogo do tipo RPG. Mais especificamente, tem-se como estudo de caso o Jogo RPG Gorim, desenvolvido no cenário da bacia hidrográfica da Lagoa Mirim e Canal São Gonçalo. A modelagem desta organização foi realizada na ferramenta MOISE+ e implementação para a verificação desta na plataforma JaCaMo, através de cenários hipotéticos. Assim, a partir de quatro cenários hipotéticos, criados para a interação dos agentes da organização Ð contemplando os grupos de Reguladores, Fiscalizadores, Produtores e também a Propina (permitida a todos os grupos) Ð verificou-se que, com a modelagem proposta, os agentes conseguem formar os grupos do esquema especificado e buscam corretamente os objetivos e as missões modeladas. Desta forma, os cenários validam os níveis estrutural, funcional e deôntica/normativa do Jogo RPG Gorim. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Tecnológico | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Aguiar, Marilton Sanchotene de |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGC: Dissertações e Teses [233]
Dissertações e teses.