Mostrar el registro sencillo del ítem
Padrões de traçado viário urbano e acessibilidade: uma abordagem das relações com o sistema de circulação.
dc.creator | Krüger, Evaldo Tavares | |
dc.date.accessioned | 2022-09-01T15:35:15Z | |
dc.date.available | 2022-09-01 | |
dc.date.available | 2022-09-01T15:35:15Z | |
dc.date.issued | 2012-07-01 | |
dc.identifier.citation | KRÜGER, Evaldo Tavares. Padrões de traçado viário urbano e acessibilidade: uma abordagem das relações com o sistema de circulação. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8626 | |
dc.description.abstract | This is a theoretical study in the urbanism area, referred to the relationships among patterns of urban road layouts, accessibility and circulation system. This issue is approached from the systemic perspective and under the morphology viewpoint of the city, using tools of configuration analysis and urban modeling in computational environment. To do so, this study is structured in four steps. The first one deals with the selection of road layout patterns to be studied (which resulted in the following classification: cluster, grid, radial and semilattice) and the construction of this study structuring elements: the analytical road layouts (elaborated from road layouts of theoretical and real cities) the concept and measurement of accessibility and the representative parameters of the circulation system effect. The second step presents the computational environment for the development of experiments which are developed in the third step through the accessibility measurement of analytical layouts for different patterns of road layouts, initially without the influence of circulation system and afterwards considering this influence in two ways: prioritizing central and peripheral areas. The fourth step, on one hand, presents the systematization and the analysis of the results. Finally, the conclusions highlight the similarities and the differences among the road layout patterns, specially concerning to systems average accessibility and accessibility dispersion between its elements: in relation to the systems average accessibility, the patterns of road layouts present constant ordinal positions for the simulations in which the cluster has the lowest value, the grid and the radial with intermediate values and the semilattice with the highest value; regarding to the dispersion of accessibility indexes of the road segments, the patterns present distinctions between the circulation alternative which makes the central area a priority and the alternative which makes the peripheral area a priority highlighting that the circulation alternative which favors the central area tends to add more value to the systems average than to the alternative which focuses on the peripheral area although with bigger accessibility differentiation between the peripheral and the central areas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Morfologia urbana | pt_BR |
dc.subject | Traçados viários | pt_BR |
dc.subject | Sistema de circulação | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Urban morphology | pt_BR |
dc.subject | Road layouts | pt_BR |
dc.subject | Circulation system | pt_BR |
dc.subject | Urban accessibility | pt_BR |
dc.title | Padrões de traçado viário urbano e acessibilidade: uma abordagem das relações com o sistema de circulação. | pt_BR |
dc.title.alternative | Patterns of urban Road layout and accessibility: An approach on the relationships with the circulation system. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2003828032795340 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5251871279558601 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste em estudo teórico na área do urbanismo, com tema dedicado às relações entre os padrões de traçados viários urbanos, a acessibilidade e o sistema de circulação. O assunto é abordado a partir da visão sistêmica da cidade e sob a ótica da morfologia urbana, utilizando instrumentos da análise configuracional e da modelagem urbana em ambiente computacional. Para atingir este fim, o trabalho está estruturado em quatro etapas. A primeira trata da seleção dos padrões de traçados viários a serem estudados (que resultou na classificação xadrez, radial, cluster e semi-retículo) e da construção dos elementos estruturantes do trabalho: os traçados viários analíticos (elaborados a partir de traçados viários de cidades teóricas e reais), o conceito e medida de acessibilidade e os parâmetros representantes do efeito do sistema de circulação. A segunda etapa apresenta o ambiente computacional para realização dos experimentos, os quais são desenvolvidos na terceira etapa, através da medição da acessibilidade dos traçados analíticos para os diferentes padrões de traçados viários, inicialmente sem influência do sistema de circulação e posteriormente considerando esta influência de dois modos: priorizando as áreas centrais e priorizando as áreas periféricas. A quarta etapa, por sua vez, apresenta a sistematização e análise dos resultados. Por fim, as conclusões destacam as semelhanças e diferenças entre os padrões de traçados viários, principalmente quanto à média de acessibilidade dos sistemas e quanto à dispersão da acessibilidade entre seus elementos: em relação à acessibilidade média dos sistemas, os padrões de traçados viários apresentam posições ordinais constantes para as simulações, sendo o cluster o menor valor, o xadrez e o radial com valores intermediários e o semi-retículo como o maior valor; em relação à dispersão dos índices de acessibilidade dos segmentos de vias, os padrões apresentam distinções entre a alternativa de circulação que prioriza a área e a alternativa que prioriza a periferia, destacando-se que a alternativa de circulação que prioriza a área central tende agregar maior valor às médias dos sistemas do que alternativa que prioriza a periferia, porém com maior diferenciação de acessibilidade entre a periferia e a área central. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Polidori, Maurício Couto |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PROGRAU: Dissertações e Teses [239]
Mestrado