"Educação patrimonial, nos bastidores do processo. A formação de agentes multiplicadores e as metodologias de ensino aplicadas na apreensão dos bens culturais: o caso de São João Del-Rei, Minas Gerais".
Resumen
Consideramos que o estudo do Patrimônio Cultural nos possibilita analisar a trajetória
de um povo, suas relações sociais e políticas através da análise do sentido simbólico desses
lugares, dos modos de vida no espaço comunitário, suas expressões culturais, suas relações de
existência. Nesse sentido, a Educação Patrimonial reveste-se de um papel fundamental na medida
em que possibilita aos cidadãos adquirir habilidade de interpretar os objetos e símbolos culturais,
ampliar sua aptidão de compreender o mundo e seus significados e, com isso, tornarem-se
possíveis agentes e parceiros do processo de preservação. Contudo, para que essa Educação
Patrimonial atinja seu objetivo principal que é a apropriação do P atrimônio Cultural e de tudo que
ele representa, é de suma importância que os “agentes multiplicadores”, especialmente os
professores do ensino fundamental e médio, tenham suporte teórico -metodológico e
conhecimento adequado acerca do assunto que diz respeito ao patrimônio para que sejam
alcançados os objetivos desse tipo de ensino. Acreditamos que o ponto cego, mas de
fundamental importância para a compreensão do processo de Educação Patrimonial está no
professor uma vez que professor mal informado pode transmitir uma orientação defeituosa
comprometendo os reais objetivos do programa. Assim , o problema central desta pesquisa diz
respeito ao estudo das condições da formação do próprio profissional responsável pelo
desenvolvimento da Educação Patrimonial. Tivemos como referencial o estudo de caso realizado
no município de São João del-Rei, estado de Minas Gerais, que além de contar com uma lei que
institui a Educação Patrimonial nas escolas do município é também entendido enquanto uma
referencia nacional deste tipo de ensino voltado para o patrimônio.
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