dc.creator | Nuñez, Déborah Coimbra | |
dc.date.accessioned | 2022-09-23T20:43:53Z | |
dc.date.available | 2022-09-14 | |
dc.date.available | 2022-09-23T20:43:53Z | |
dc.date.issued | 2011-05-01 | |
dc.identifier.citation | NUÑEZ, Déborah Coimbra. "Educação patrimonial, nos bastidores do processo. A formação de agentes multiplicadores e as metodologias de ensino aplicadas na apreensão dos bens culturais: o caso de São João Del-Rei, Minas Gerais". 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8696 | |
dc.description.abstract | We believe that the study of cultural heritage enables us to analyze the trajectory of a
people, their social and political relations by examining the symbolic meaning of these places,
ways of life within the Community, their cultural expressions, their relations of existence.
Accordingly, the Heritage Education is of a fundamental role in that it enables citizens to gain the
ability to interpret cultural symbols and objects, expand their ability to understand the world and
their meanings and, thus, become possible agents and partners in the preservation process.
However, for the Heritage Education achieves its main goal is the appropriation of cultural
heritage and all it represents is of paramount importance that the "multiplier s", especially
teachers of elementary and secondary education, has supported theoretical and methodological
and adequate knowledge about the subject with respect to the assets to achieve the objectives of
such teaching. We believe that the blind spot, but of fundamental importance for understanding
the process of heritage education is in professor once misinformed teacher can pass a faulty
guidance undermining the real goals of the program. Thus, the central problem of this research is
to investigate the conditions of formation of the professional responsible for developing the
Heritage Education. We as reference study conducted in the municipality of São João del-Rei,
Minas Gerais, in addition to havind a law establishing the Heritage Education in the schools of
the city is also viewed as a national reference this of education focused for the equity. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Minas Gerais (MG) | pt_BR |
dc.subject | São João del-Rei | pt_BR |
dc.subject | Heritage education | pt_BR |
dc.subject | Heritage | pt_BR |
dc.title | "Educação patrimonial, nos bastidores do processo. A formação de agentes multiplicadores e as metodologias de ensino aplicadas na apreensão dos bens culturais: o caso de São João Del-Rei, Minas Gerais". | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3871853271431285 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9341762649252420 | pt_BR |
dc.description.resumo | Consideramos que o estudo do Patrimônio Cultural nos possibilita analisar a trajetória
de um povo, suas relações sociais e políticas através da análise do sentido simbólico desses
lugares, dos modos de vida no espaço comunitário, suas expressões culturais, suas relações de
existência. Nesse sentido, a Educação Patrimonial reveste-se de um papel fundamental na medida
em que possibilita aos cidadãos adquirir habilidade de interpretar os objetos e símbolos culturais,
ampliar sua aptidão de compreender o mundo e seus significados e, com isso, tornarem-se
possíveis agentes e parceiros do processo de preservação. Contudo, para que essa Educação
Patrimonial atinja seu objetivo principal que é a apropriação do P atrimônio Cultural e de tudo que
ele representa, é de suma importância que os “agentes multiplicadores”, especialmente os
professores do ensino fundamental e médio, tenham suporte teórico -metodológico e
conhecimento adequado acerca do assunto que diz respeito ao patrimônio para que sejam
alcançados os objetivos desse tipo de ensino. Acreditamos que o ponto cego, mas de
fundamental importância para a compreensão do processo de Educação Patrimonial está no
professor uma vez que professor mal informado pode transmitir uma orientação defeituosa
comprometendo os reais objetivos do programa. Assim , o problema central desta pesquisa diz
respeito ao estudo das condições da formação do próprio profissional responsável pelo
desenvolvimento da Educação Patrimonial. Tivemos como referencial o estudo de caso realizado
no município de São João del-Rei, estado de Minas Gerais, que além de contar com uma lei que
institui a Educação Patrimonial nas escolas do município é também entendido enquanto uma
referencia nacional deste tipo de ensino voltado para o patrimônio. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Sidney Gonçalves | |