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dc.creatorNuñez, Déborah Coimbra
dc.date.accessioned2022-09-23T20:43:53Z
dc.date.available2022-09-14
dc.date.available2022-09-23T20:43:53Z
dc.date.issued2011-05-01
dc.identifier.citationNUÑEZ, Déborah Coimbra. "Educação patrimonial, nos bastidores do processo. A formação de agentes multiplicadores e as metodologias de ensino aplicadas na apreensão dos bens culturais: o caso de São João Del-Rei, Minas Gerais". 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8696
dc.description.abstractWe believe that the study of cultural heritage enables us to analyze the trajectory of a people, their social and political relations by examining the symbolic meaning of these places, ways of life within the Community, their cultural expressions, their relations of existence. Accordingly, the Heritage Education is of a fundamental role in that it enables citizens to gain the ability to interpret cultural symbols and objects, expand their ability to understand the world and their meanings and, thus, become possible agents and partners in the preservation process. However, for the Heritage Education achieves its main goal is the appropriation of cultural heritage and all it represents is of paramount importance that the "multiplier s", especially teachers of elementary and secondary education, has supported theoretical and methodological and adequate knowledge about the subject with respect to the assets to achieve the objectives of such teaching. We believe that the blind spot, but of fundamental importance for understanding the process of heritage education is in professor once misinformed teacher can pass a faulty guidance undermining the real goals of the program. Thus, the central problem of this research is to investigate the conditions of formation of the professional responsible for developing the Heritage Education. We as reference study conducted in the municipality of São João del-Rei, Minas Gerais, in addition to havind a law establishing the Heritage Education in the schools of the city is also viewed as a national reference this of education focused for the equity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectMinas Gerais (MG)pt_BR
dc.subjectSão João del-Reipt_BR
dc.subjectHeritage educationpt_BR
dc.subjectHeritagept_BR
dc.title"Educação patrimonial, nos bastidores do processo. A formação de agentes multiplicadores e as metodologias de ensino aplicadas na apreensão dos bens culturais: o caso de São João Del-Rei, Minas Gerais".pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3871853271431285pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9341762649252420pt_BR
dc.description.resumoConsideramos que o estudo do Patrimônio Cultural nos possibilita analisar a trajetória de um povo, suas relações sociais e políticas através da análise do sentido simbólico desses lugares, dos modos de vida no espaço comunitário, suas expressões culturais, suas relações de existência. Nesse sentido, a Educação Patrimonial reveste-se de um papel fundamental na medida em que possibilita aos cidadãos adquirir habilidade de interpretar os objetos e símbolos culturais, ampliar sua aptidão de compreender o mundo e seus significados e, com isso, tornarem-se possíveis agentes e parceiros do processo de preservação. Contudo, para que essa Educação Patrimonial atinja seu objetivo principal que é a apropriação do P atrimônio Cultural e de tudo que ele representa, é de suma importância que os “agentes multiplicadores”, especialmente os professores do ensino fundamental e médio, tenham suporte teórico -metodológico e conhecimento adequado acerca do assunto que diz respeito ao patrimônio para que sejam alcançados os objetivos desse tipo de ensino. Acreditamos que o ponto cego, mas de fundamental importância para a compreensão do processo de Educação Patrimonial está no professor uma vez que professor mal informado pode transmitir uma orientação defeituosa comprometendo os reais objetivos do programa. Assim , o problema central desta pesquisa diz respeito ao estudo das condições da formação do próprio profissional responsável pelo desenvolvimento da Educação Patrimonial. Tivemos como referencial o estudo de caso realizado no município de São João del-Rei, estado de Minas Gerais, que além de contar com uma lei que institui a Educação Patrimonial nas escolas do município é também entendido enquanto uma referencia nacional deste tipo de ensino voltado para o patrimônio.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Culturalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Sidney Gonçalves


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