Causalidade e vontade: o monologion de Santo Anselmo
Abstract
Este trabalho é um estudo do Monologion de Santo Anselmo. Pretendo expor de que modo Deus e suas criaturas podem ser investigados sola ratione, através da creatio ex nihilo, que estabelece a distinção metafísica entre ser por si (per se) e ser por outro (per aliud). As noções causais de participação ontológica e de predicação lógica são importantíssimas na estruturação dos argumentos dialéticos, que provam haver realmente um Summum omnium quae sunt. Explicaremos também de que maneira o Verbo e o Amor emanam do Ser Supremo.
A constatação da Trindade Absoluta só é possível através de analogias psicológicas, uma vez que mente racional é imagem e semelhança do Ser Supremo, isto é, a alma humana reflete, per speculum in aenigmate, a essência transcendente do Pai, do Filho e do Espírito. Contudo, apesar da unidade transcendental da memória, da inteligência e da vontade, a consciência humana está confusa, de tal maneira que a alma racional deve, através das virtudes da fé, da esperança e do amor, se converter ao Ser Supremo, e assim, adquirir a beatitude.
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