Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorThies, Vania Grimpt_BR
dc.creatorMonks, Joseane Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T19:43:05Z
dc.date.available2023-01-04T19:43:05Z
dc.date.issued2020-11-26
dc.identifier.citationTHIES, V. G.; MONKS, J.C. O patrimônio histórico-educativo: a escola, o professor e as “rosas verdes”. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020016, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2447-746X
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8890
dc.description.abstractO objetivo do artigo é analisar aspectos do patrimônio histórico-educativo da narrativa (auto)biográfica nos diários manuscritos por uma mulher agricultora de 86 anos de idade. Esses manuscritos trazem relatos da autora sobre o trajeto percorrido até a escola, a arquitetura do espaço físico da mesma, o seu primeiro professor e sobre a materialidade de objetos de sua escolarização primária (1940). Os aspectos teórico-metodológicos estão baseados principalmente nos conceitos de cultura escolar e cultura material escolar, ancorados em autores como Escolano Benito (2017), Felgueiras (2015), entre outros. O artigo traz contribuições ao patrimônio histórico-educativo perpetuado, no caso dessa análise, pela memória e pela escrita presente nos diários analisados.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherRIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativopt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDiáriospt_BR
dc.subjectCultura material escolarpt_BR
dc.subjectPatrimônio histórico-educativopt_BR
dc.titleO patrimônio histórico-educativo: a escola, o professor e as “rosas verdes”pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.13840


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem