Mostrar el registro sencillo del ítem
O patrimônio histórico-educativo: a escola, o professor e as “rosas verdes”
dc.creator | Thies, Vania Grim | pt_BR |
dc.creator | Monks, Joseane Cruz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-04T19:43:05Z | |
dc.date.available | 2023-01-04T19:43:05Z | |
dc.date.issued | 2020-11-26 | |
dc.identifier.citation | THIES, V. G.; MONKS, J.C. O patrimônio histórico-educativo: a escola, o professor e as “rosas verdes”. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020016, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-746X | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8890 | |
dc.description.abstract | O objetivo do artigo é analisar aspectos do patrimônio histórico-educativo da narrativa (auto)biográfica nos diários manuscritos por uma mulher agricultora de 86 anos de idade. Esses manuscritos trazem relatos da autora sobre o trajeto percorrido até a escola, a arquitetura do espaço físico da mesma, o seu primeiro professor e sobre a materialidade de objetos de sua escolarização primária (1940). Os aspectos teórico-metodológicos estão baseados principalmente nos conceitos de cultura escolar e cultura material escolar, ancorados em autores como Escolano Benito (2017), Felgueiras (2015), entre outros. O artigo traz contribuições ao patrimônio histórico-educativo perpetuado, no caso dessa análise, pela memória e pela escrita presente nos diários analisados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Diários | pt_BR |
dc.subject | Cultura material escolar | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio histórico-educativo | pt_BR |
dc.title | O patrimônio histórico-educativo: a escola, o professor e as “rosas verdes” | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.13840 |