Mostrar el registro sencillo del ítem
Dia da árvore: orientações para grupos escolares entre 1942 e 1956
dc.creator | Henzel, Ana Beatriz Devantier | pt_BR |
dc.creator | Monks, Joseane Cruz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T16:03:01Z | |
dc.date.available | 2023-01-06T16:03:01Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | HENZEL, Ana Beatriz Devantier; MONCKS, Joseane Cruz. Dia da árvore: orientações para grupos escolares entre 1942 e 1956. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 27., 2022. Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: EDUCS, 2022. p. 36 - 44. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-5807-198-3 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8911 | |
dc.description.abstract | : A conscientização sobre a relevância da natureza deve ser desenvolvida nos indivíduos ainda na infância, por isso ressalta-se a importância da comemoração do Dia da Árvore nas escolas. Nesse sentido, o estudo objetiva analisar as orientações enviadas pela Secretaria da Educação e Cultura do Rio Grande do Sul (RS), por meio de comunicados direcionados aos Grupos Escolares entre os anos 1942 e 1956, instruindo sobre a forma de trabalhar a data comemorativa “Dia da árvore”. Para tal, utilizou-se da metodologia da análise documental (CELLARD, 2012) e realizaram-se a descrição e a problematização dos documentos. As fontes documentais compreendem um compilado de comunicados e orientações, dos quais selecionaram-se quatro que abordavam a data comemorativa e observou-se uma diferenciação na perspectiva das orientações, especialmente sobre o que destacar no âmbito escolar no Dia da Árvore. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Datas comemorativas | pt_BR |
dc.subject | Dia da árvore | pt_BR |
dc.subject | Conscientização ambiental | pt_BR |
dc.title | Dia da árvore: orientações para grupos escolares entre 1942 e 1956 | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |