Mostrar el registro sencillo del ítem
Entre leitores, ledores e ouvintes: os contos de fadas em trajetórias de formação na leitura
dc.creator | Rosa Junior, Paulo Ailton Ferreira da | pt_BR |
dc.creator | Thies, Vania Grim | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T21:23:31Z | |
dc.date.available | 2023-01-13T21:23:31Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | ROSA JUNIOR, Paulo Ailton Ferreira da; THIES, Vania Grim. Entre leitores, ledores e ouvintes: os contos de fadas em trajetórias de formação na leitura. In: ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÃO, 20., 2018, Pelotas. Anais eletrônicos [...]. Pelotas: UFPel, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8964 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é compartilhar os primeiros resultados de uma pesquisa de mestrado acadêmico em Educação, realizada no âmbito do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFPEL. Ela versa sobre o tema “contos de fadas” ao questionar um grupo de leitores sobre o que eles têm a dizer acerca dos seus conhecimentos e experiências com essas histórias. Os contos de fadas são narrativas seculares, originárias de fontes orais, que desde meados do século XVIII vêm se perpetuando pela cultura escrita, aparecendo em trabalhos literários como Os Contos de Mamãe Gansa, de Charles Perrault (ZIPES, 2006). Foi aproximadamente nesta época que ganharam status de leitura dirigida à infância. Entretanto, atualmente, o público infantil vem deixando de ser o único nicho interessado nessas histórias e é crescente a lista de publicações direcionadas a jovens e adultos em que os contos de fadas são revisitados. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitores | pt_BR |
dc.subject | Contos de fadas | pt_BR |
dc.subject | Formação literária | pt_BR |
dc.title | Entre leitores, ledores e ouvintes: os contos de fadas em trajetórias de formação na leitura | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |