Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRosa Junior, Paulo Ailton Ferreira dapt_BR
dc.creatorThies, Vania Grimpt_BR
dc.date.accessioned2023-01-13T21:23:31Z
dc.date.available2023-01-13T21:23:31Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationROSA JUNIOR, Paulo Ailton Ferreira da; THIES, Vania Grim. Entre leitores, ledores e ouvintes: os contos de fadas em trajetórias de formação na leitura. In: ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÃO, 20., 2018, Pelotas. Anais eletrônicos [...]. Pelotas: UFPel, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8964
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é compartilhar os primeiros resultados de uma pesquisa de mestrado acadêmico em Educação, realizada no âmbito do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFPEL. Ela versa sobre o tema “contos de fadas” ao questionar um grupo de leitores sobre o que eles têm a dizer acerca dos seus conhecimentos e experiências com essas histórias. Os contos de fadas são narrativas seculares, originárias de fontes orais, que desde meados do século XVIII vêm se perpetuando pela cultura escrita, aparecendo em trabalhos literários como Os Contos de Mamãe Gansa, de Charles Perrault (ZIPES, 2006). Foi aproximadamente nesta época que ganharam status de leitura dirigida à infância. Entretanto, atualmente, o público infantil vem deixando de ser o único nicho interessado nessas histórias e é crescente a lista de publicações direcionadas a jovens e adultos em que os contos de fadas são revisitados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLeitorespt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectFormação literáriapt_BR
dc.titleEntre leitores, ledores e ouvintes: os contos de fadas em trajetórias de formação na leiturapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem