Proposta de Integração do Pensamento Computacional em habilidades da Matemática na BNCC
Abstract
No mundo atual, é necessário mais que saber ler, escrever, somar e subtrair.
Devido ao avanço da tecnologia o conjunto de habilidades para o pleno exercício da
cidadania torna-se, a cada dia que passa, mais abrangente. Uma dessas habilidades
imprescindível ao cidadão é o Pensamento Computacional. O Pensamento Computacional
(PC) pode ser visto como uma metodologia para solucionar problemas das
mais diversas áreas com fundamentação em conceitos da Ciência da Computação.
Devido a sua importância, o mesmo foi introduzido no ano de 2018 na Base Nacional
Comum Curricular (BNCC). A BNCC é um documento norteador e referência
obrigatória para a elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas
desde a educação infantil até o ensino médio do Brasil. Ela faz referências ao PC e
habilidades relacionadas, porém de forma pontual e, principalmente, relacionadas à
unidade temática Álgebra da Matemática. Porém as habilidades propostas na BNCC
não abordam diretamente os conceitos do PC. Neste trabalho, são apresentadas
habilidades que relacionam uma ou mais áreas temáticas da Matemática e alguns
conceitos do PC com o objetivo de ilustrar a abrangência e a viabilidade da integração
desta metodologia no currículo desde os primeiros anos do ensino. O trabalho está
dividido em duas etapas, na primeira são apresentadas habilidades que relacionam
diferentes áreas da Matemática do primeiro ano do Ensino Fundamental e alguns
conceitos do PC. Já na segunda são apresentadas habilidades que estendem as
habilidades da área temática Álgebra da Matemática dos três primeiros anos do
Ensino Fundamental para integrar os mesmos conceitos do PC. Por meio de um
questionário, a proposta é avaliada por professores da matemática e pedagogia a fim
de verificar a clareza, coerência, viabilidade e replicabilidade das relações realizadas.
Como objetivo principal, espera-se que os educadores consigam apropriar-se das
relações estabelecidas, replicá-las para as demais unidades temáticas existentes,
assim como desenvolvê-las em sala de aula.
Collections
The following license files are associated with this item: