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dc.creatorXavier, Eduardo Abreu
dc.date.accessioned2023-01-30T20:10:57Z
dc.date.available2023-01-30
dc.date.available2023-01-30T20:10:57Z
dc.date.issued2022-08-18
dc.identifier.citationXAVIER, Eduardo Abreu. Proposta de Integração do Pensamento Computacional em habilidades da Matemática na BNCC. Orientador: Luciana Foss. 2022. 53 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9039
dc.description.abstractIn today’s world, you need more than knowing how to read, write, add and subtract. Due to the advancement of technology, the set of skills for the full exercise of citizenship becomes, with each passing day, more comprehensive. One of these essential skills for citizens is Computational Thinking. Computational Thinking (CP) can be seen as a methodology to solve problems in the most diverse areas based on Computer Science concepts. Due to its importance, it was introduced in 2018 in the National Common Curricular Base (BNCC). The BNCC is a guiding document and mandatory reference for the elaboration of school curricula and pedagogical proposals from kindergarten to high school in Brazil. She makes references to CP and related skills, but in a punctual way and, mainly, related to the thematic unit Algebra of Mathematics. However, the skills proposed in the BNCC do not directly address the PC concepts. In this work, skills are presented that relate one or more thematic areas of Mathematics and some CT concepts with the objective of illustrating the scope and feasibility of integrating this methodology into the curriculum since the early years of teaching. The work is divided into two stages, the first presents skills that relate different areas of Mathematics in the first year of Elementary School and some concepts of the PC. In the second, skills are presented that extend the skills of the Algebra of Mathematics thematic area of the first three years of Elementary School to integrate the same concepts of CT. Through a questionnaire, the proposals are evaluated by mathematics and pedagogy teachers in order to verify the clarity, coherence, feasibility and replicability of the relationships made. As a main objective, it is expected that educators manage to appropriate the established relationships, replicate them to other existing thematic units, as well as develop them in the classroom.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectComputational thinkingpt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Basept_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleProposta de Integração do Pensamento Computacional em habilidades da Matemática na BNCCpt_BR
dc.title.alternativeProposal for the Integration of Computational Thinking in Mathematics Skills at BNCC.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2706488528186085pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1097468139544018pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cavalheiro, Simone André da Costa
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502796658601825pt_BR
dc.description.resumoNo mundo atual, é necessário mais que saber ler, escrever, somar e subtrair. Devido ao avanço da tecnologia o conjunto de habilidades para o pleno exercício da cidadania torna-se, a cada dia que passa, mais abrangente. Uma dessas habilidades imprescindível ao cidadão é o Pensamento Computacional. O Pensamento Computacional (PC) pode ser visto como uma metodologia para solucionar problemas das mais diversas áreas com fundamentação em conceitos da Ciência da Computação. Devido a sua importância, o mesmo foi introduzido no ano de 2018 na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC é um documento norteador e referência obrigatória para a elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas desde a educação infantil até o ensino médio do Brasil. Ela faz referências ao PC e habilidades relacionadas, porém de forma pontual e, principalmente, relacionadas à unidade temática Álgebra da Matemática. Porém as habilidades propostas na BNCC não abordam diretamente os conceitos do PC. Neste trabalho, são apresentadas habilidades que relacionam uma ou mais áreas temáticas da Matemática e alguns conceitos do PC com o objetivo de ilustrar a abrangência e a viabilidade da integração desta metodologia no currículo desde os primeiros anos do ensino. O trabalho está dividido em duas etapas, na primeira são apresentadas habilidades que relacionam diferentes áreas da Matemática do primeiro ano do Ensino Fundamental e alguns conceitos do PC. Já na segunda são apresentadas habilidades que estendem as habilidades da área temática Álgebra da Matemática dos três primeiros anos do Ensino Fundamental para integrar os mesmos conceitos do PC. Por meio de um questionário, a proposta é avaliada por professores da matemática e pedagogia a fim de verificar a clareza, coerência, viabilidade e replicabilidade das relações realizadas. Como objetivo principal, espera-se que os educadores consigam apropriar-se das relações estabelecidas, replicá-las para as demais unidades temáticas existentes, assim como desenvolvê-las em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Tecnológicopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Foss, Luciana


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