Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorPeres, Carolina Alves
dc.date.accessioned2023-03-03T20:09:38Z
dc.date.available2023-03-03
dc.date.available2023-03-03T20:09:38Z
dc.date.issued2021-11-29
dc.identifier.citationPERES, Carolina Alves. O processo de subjetivação em narrativas digitais: um estudo sobre a experiência narrativa em The Witcher 3: Wild Hunt. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9126
dc.description.abstractThe Witcher 3: Wild Hunt is a fantasy and action electronic RPG developed by CD Projekt RED. Its narrative style provides a larger space for subjectivity construction, because it is based mainly on an emergent approach, using dialogue choices that are responsible for players' interaction with the game system. Therefore, this work aims to seek for the contribution of the enunciative approach to language to discuss the construction of subjectivity in narratives in digital games, understanding how this larger space is given to subjectivity in interactive narratives. To do so, I present a reading of the work of Émile Benveniste, seeking to explore the notions of subjectivity that run through and underlie the aspects of her theory. The starting point is the connection between subjectivity and language to deal with discourse and the use of personal pronouns in its pragmatic dimension, thus I seek to explore the constitution of the subject and its individuality through the intersubjective/alterity relations, relating them with the thoughts of Gérard Dessons in Émile Benveniste, l’invention du discours (2006). It is from this study of the trinitarian device of “I-you-he” language, with the contribution of Dany-Robert Dufour (2000), that I propose the analysis of how these elements appear in The Witcher 3, identifying how the player interaction happens with the use of the language and the way how he or she appropriates of this language to experience the narrative and construct its historicity, putting itself as “I” in the discourse. Considering that, I investigate the subjectivity notion of digital games with the intention of observing how the thoughts of Benveniste provide elements that support the work of narrative designer, mostly regarding thinking questions as the subjectivity construction in narratives and enunciative space of the player.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectDigital gamespt_BR
dc.subjectInteractivitypt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.titleO processo de subjetivação em narrativas digitais: um estudo sobre a experiência narrativa em The Witcher 3: Wild Huntpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0632484274034191pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9399552968699184pt_BR
dc.description.resumoThe Witcher 3: Wild Hunt é um RPG eletrônico de ação e fantasia desenvolvido pela CD Projekt RED. Seu estilo narrativo oferece um espaço maior para a construção da subjetividade, pois se baseia principalmente em uma abordagem emergente, utilizando escolhas de diálogo que são responsáveis pela interação dos jogadores com o sistema do jogo. Este trabalho, portanto, tem o intuito de buscar a contribuição da abordagem enunciativa da linguagem para discutir acerca da construção da subjetividade em narrativas nos jogos digitais, compreendendo como se dá esse espaço maior para a subjetivação nas narrativas interativas. Para isso, apresento uma leitura da obra de Émile Benveniste, buscando explorar as noções de subjetividade que perpassam e fundam aspectos de sua teoria. Tenho como ponto de partida a indissociabilidade entre subjetividade e linguagem para tratar da discursividade e do uso dos pronomes pessoais em sua dimensão pragmática, assim procuro explorar a constituição do sujeito e de sua individualidade através das relações intersubjetivas/alteritárias, relacionando com as reflexões de Gérard Dessons em Émile Benveniste, l’invention du discours (2006). É a partir do estudo do dispositivo trinitário da língua “eu-tu/ele”, com aporte de Dany-Robert Dufour (2000), que proponho a análise de como esses elementos aparecem em The Witcher 3, identificando como acontece a interação do jogador com o uso da língua e o modo como ele se apropria da linguagem para experienciar a narrativa e construir sua historicidade, colocando-se como “eu” no discurso. Posto isso, investigo a noção de subjetividade nos jogos digitais na intenção de observar em que medida as reflexões de Benveniste fornecem elementos que auxiliam o trabalho do designer de narrativa, principalmente no que se refere a pensar questões quanto à construção da subjetividade nas narrativas e ao espaço enunciativo do jogador.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Neumann, Daiane


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem