A Educação Ambiental no projeto “Adote uma escola” no contexto das escolas municipais do ensino fundamental de Pelotas.

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Data
2022-05-11Autor
Lautenschleger, Andreza de Ávila
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O "Adote uma escola", um projeto municipal gerenciado pelo Serviço Autônomo de
Saneamento de Pelotas (SANEP), tem como objetivo desenvolver a consciência
ecológica nos estudantes de Pelotas/RS, promovendo a coleta de resíduos recicláveis
e atividades de Educação Ambiental (E.A.) nas escolas. Devido à longevidade,
amplitude e relevância do projeto, essa dissertação buscou compreender a sua
aplicação e articulação com a E.A. no âmbito das escolas municipais de ensino
fundamental (EMEFs) da cidade. Focando em (i) identificar e selecionar as escolas
EMEFs parceiras do “Adote uma escola”, que compõem os sujeitos dessa pesquisa;
(ii) verificar a ocorrência da E.A. nas escolas municipais de ensino fundamental, e sua
associação ao projeto; (iii) caracterizar a percepção dos (as) diretores (as) em relação
ao funcionamento do projeto “Adote uma escola”; (iv) propor melhorias para a E.A.
junto a esse. Este estudo é de cunho quali-qualitativo exploratório, onde a coleta de
dados ocorreu da seguinte forma: A - estudo dos documentos, fornecidos pelo
SANEP, relacionados ao projeto “Adote uma escola”, onde foi realizado uma triagem
e definição das escolas selecionadas para a pesquisa; B - contatação das EMEFs
identificadas, que ocorreu primordialmente de modo remoto, devido a pandemia de
COVID-19; C - aplicação de questionário online, pela plataforma Google Forms,
preferencialmente aos diretores (as) escolares; D - Foram realizadas visitas as
escolas, em virtude da baixa taxa de retorno de respostas ao questionário online.
Durante as visitas foram realizados registros fotográficos e textuais em diário de
campo. A análise de dados ocorreu por meio de elaboração de Gráficos e Figuras,
através do software Excel®, e por aplicação da análise textual discursiva. Os
resultados obtidos de ambas as análises foram discutidos juntos, e apontam que a
coleta seletiva é a parte do projeto com maior efetividade prática nas 20 EMEFs
parceiras do projeto. No entanto, apesar de ser a atividade mais aplicada, a coleta
seletiva está suspensa em 35% das escolas, e apresenta problemas nos tonéis de
coleta em 75% das instituições investigadas. A E.A. mostrou-se um tema bem
implementado dentro das EMEFs, que designam a essa a importância devida. Os
relatos de atividades de E.A. apontam para uma abordagem pontual, com viés
conservadorista. Já as ações de E.A. promovidas pelo “Adote uma escola”, apesar de
muito apreciadas por gestores e diretores, apresentam problemas de periodicidade e
a abrangência. Sendo a falta de continuidade e a limitação do projeto aos muros da
escola as fragilidades mais citadas na pesquisa. Visando conferir mais eficiência a
aplicação do projeto, propôs-se a criação de um aplicativo interativo para smartphone
do “Adote uma escola”. Através das funções do aplicativo considera-se possível a
realização de uma gestão mais eficiente do projeto e o acompanhamento do
funcionamento desse. Além disso, sugere-se que o aplicativo tenha uma área
especifica para atividades e informações de E.A. Enfim a elaboração dessa
ferramenta digital auxiliaria a incrementar a continuidade e cobertura do “Adote uma
escola”. Além de, potencialmente, contribuir para o alcance de metas ambientais e
para a integração social.
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