dc.creator | Clasen, Julia Rocha | |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T23:47:16Z | |
dc.date.available | 2023-05-23T23:47:16Z | |
dc.date.issued | 2021-06-23 | |
dc.identifier.citation | CLASEN, Julia Rocha. Juventude(s) que ousa(m) lutar: o movimento estudantil secundarista e o processo de consciência política. Orientadora: Aline Accorssi. 2021. 119 p. Dissertação (Mestrado em
Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9466 | |
dc.description.abstract | El objetivo de esta investigación fue analizar el proceso de conciencia política de las jóvenes y
estudiantes que participaron del movimiento de ocupación secundaria en la ciudad de Pelotas-Rio
Grande do Sul, en 2016. Para ello, se buscó: i) comprender el repertorio político construido por las
estudiantes en las ocupaciones de secundaria de 2016; y ii) analizar el compromiso político de las
estudiantes en función de las ocupaciones. El desarrollo de la investigación se basó en la perspectiva epistemo-metodológica de Círculos Epistemológicos (ROMÃO et al., 2006) y contó con la colaboración de dos grupos de estudiantes que ocuparon dos diferentes escuelas. Las narrativas que
surgieron de estos encuentros fueron analizadas a través de las siete dimensiones psicosociales
presentes en el Modelo de Análisis de la Conciencia Política (SANDOVAL y SILVA, 2016): 1) identidad colectiva; 2) creencias, valores y expectativas sobre la sociedad; 3) intereses colectivos; 4)
eficacia política; 5) emociones –sentimientos sobre los oponentes; 6) voluntad de actuar colectivamente; 7) metas y repertorios de acción. Los resultados muestran que el movimiento de ocupación
fue importante en el proceso de conciencia política de las estudiantes e influyó en el compromiso
político de las investigadoras, incluso en momentos posteriores. Además, se identificó que los círculos epistemológicos posibilitaron la construcción de un poderoso espacio de conciencia, donde
el conocimiento se formó de manera dialógica, a partir de experiencias de lucha compartidas. Las
ocupaciones no terminaron en ese momento, pero dejaron sus marcas en la construcción de un
repertorio de lucha colectiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Movimento estudantil secundarista | pt_BR |
dc.subject | Consciência política | pt_BR |
dc.subject | Escolas de luta | pt_BR |
dc.subject | Círculos epistemológicos | pt_BR |
dc.subject | Movimiento de estudiantes de secundaria | pt_BR |
dc.subject | Conciencia política | pt_BR |
dc.subject | Escuelas de lucha | pt_BR |
dc.title | Juventude(s) que ousa(m) lutar: a luta do movimento estudantil secundarista e o processo de consciência política | pt_BR |
dc.title.alternative | Jóvenes que se atreven a luchar: el movimiento estudiantil de secundaria y el proceso de conciencia política. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de consciência política de jovens mulheres e
estudantes que participaram do movimento de ocupação secundarista na cidade de Pelotas-Rio
Grande do Sul, no ano de 2016. Para isso, buscou-se: i) compreender o repertório político construído pelas estudantes nas ocupações secundaristas de 2016; e ii) analisar o engajamento político
das estudantes a partir das ocupações. A condução da investigação foi embasada na perspectiva
epistemo-metodológica dos Círculos Epistemológicos (ROMÃO et al., 2006) e contou com a colaboração de dois grupos de estudantes que ocuparam duas distintas escolas. As narrativas que
emergiram desses encontros foram analisadas por meio das sete dimensões psicossociais presentes no Modelo de Análise da Consciência Política (SANDOVAL, 1989, 1994, 1997, 2001): 1)
identidade coletiva; 2) crenças, valores e expectativas sobre a sociedade; 3) interesses coletivos;
4) eficácia política; 5) emoções- sentimentos com respeito aos adversários; 6) vontade de agir coletivamente; 7) metas e repertórios de ação. Os resultados apontam que o movimento de ocupação
teve importância no processo de consciência política das estudantes e influenciou o engajamento
político das pesquisandas, mesmo em momentos posteriores. Além disso, identificou-se que os círculos epistemológicos possibilitaram a construção de um potente espaço de conscientização, onde
conhecimentos foram formados de modo dialógico, a partir de experiências de luta compartilhadas.
As ocupações não se encerraram naquele momento, mas deixaram marcas na construção de um
repertório de luta coletivo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Accorssi, Aline | |