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dc.creatorMartins, Felipe da Silva
dc.date.accessioned2023-05-25T23:37:57Z
dc.date.available2023-05-25T23:37:57Z
dc.date.issued2022-11-08
dc.identifier.citationMARTINS, Felipe da Silva. A pedagogia do fuxico: saberes e vivências de um Griô Aprendiz ao ritmo de Sirley Amaro. 2022. 156f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9501
dc.description.abstractThis thesis pursues to build an approach (articulated to the past) through reflexivity on the research of a Griô Aprendiz with the knowledge, through memory, of Mestre Griô Shirley Amaro, with emphasis on the encounter between this Mestre Griô and Griô aprendiz and the process of transmission and apprehension of the Fuxico Pedogagy. Sirley Amaro (1936 – 2020) was a black woman, a professional needlewoman, a spokeswoman and defender of memory and black peoples history of Pelotas and recognized locally, regionally and nationally, mostly by the Mestre Griô title designated by the Cultura Viva program. Through the images and the rhythm of Dona Sirley this narrative is build as a textual architecture that express a method witch the vibrated impact is provoked by the tensioning between the ancestry as epistemological principle and the surrealist ethnography as a writing technique. The contributions of Walter Benjamin are tied together in this epistemological field, reflecting the task to braid the History Against to seek the defeated ones narratives that echoes till today. Adding to that, the contributions of the afrocentric thought, that recognize the black subject practices as part of a ontologic system, where interactions, with others, with nature, or with yourself, are also producers of knowledge legitimately. The method express itself in the diverse materials, thread, color, fabric, volume and music. Here I defend the thesis that through the rhythm of Mestre exists a pedagogy articulated on knowledge and making and, with the allegorical image of a fuxico in this research, it can be learned. A Fuxico pedagogy is tied through the ancestrally plots, the orality and the musicality. A Fuxico Pedagogy as an alternative to the impoverishment of the background, as an experience, force, rhythm, music, telling and singing stories, singing and telling life. I defend the existence of a Fuxico Pedagogy through this Griô Aprendiz experience and by the practices of Mestre Sirley Amaro comprehending beyond to what is made this interactions itself, and also who made this Grio experiences, just as what can be made of the Pedagogy, and how the ancestry, orality and musicality are organized as center pines to this practices. By the circle we start this thesis, and by the circle we come close to what has to be it ends. Finding the ancestry, the orality, the musicality as central plots that states from a own rhythm of a Fuxico Pedagogy is recognize the circularity as a coming possibility… and another… and another…pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSirley Amaropt_BR
dc.subjectPedagogia do fuxicopt_BR
dc.subjectSaberes popularespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectFuxico pedagogypt_BR
dc.subjectPopular knowledgept_BR
dc.titleA pedagogia do fuxico: saberes e vivências de um Griô Aprendiz ao ritmo de Sirley Amaropt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEssa tese objetiva construir uma aproximação (articulação do passado) pela reflexividade na pesquisa de um Griô Aprendiz com os saberes, pela memória, da Mestra Griô Sirley Amaro, enfatizando a história do encontro entre Mestra Griô e Griô Aprendiz e o processo de transmissão e apreensão da Pedagogia do Fuxico. Sirley Amaro (1936- 2020) foi uma mulher negra, costureira de profissão, representante e defensora da memória e da história do povo negro na cidade de Pelotas e reconhecida por esta função local, regional e nacionalmente, principalmente através do título de Mestre Griô conferido pelo Programa Cultura Viva. Pelas imagens e pelo ritmo de Dona Sirley a narrativa é construída na direção de uma arquitetura textual, que expressa um método cujo choque vibratório é provocado pelo tensionamento entre a ancestralidade enquanto princípio epistemológico e a etnografia surrealista como técnica de escrita. As contribuições de Walter Benjamin se colocam como parte deste campo epistemológico, refletindo acerca da árdua tarefa de escovar a história a contrapelo, na busca das narrativas dos vencidos que seguem ressoando ainda hoje. Somando se ainda, as contribuições do pensamento afrocentrado que reconhece as práticas do sujeito negro enquanto parte de um sistema ontológico, onde as relações, seja com o outro, com a natureza ou consigo mesmo, são também forma legítimas de produção de conhecimento. O método se exprime através de diferentes materiais, linha, cor, tecido, volume e música. A tese que defendo é a de que através do ritmo da Mestra existe uma Pedagogia articulada por saberes e fazeres e que através da imagem alegórica do fuxico neste trabalho pode ser apreendida. Uma Pedagogia do Fuxico que é tecida através das tramas da ancestralidade, da oralidade e da musicalidade. Uma Pedagogia do Fuxico com alternativa ao empobrecimento da experiência, como vivência, como força, como ritmo, como música, contando e cantando histórias, cantando e contando a vida. Defendo que existe uma Pedagogia do Fuxico através da experiência deste Griô Aprendiz e pelas práticas da Mestra Sirley Amaro compreendendo além do que são feitas estas experiências, também, de quem são feitas as Vivências Griô, assim como também do que podem ser feitas as Pedagogias, e como a Ancestralidade, a Oralidade e Musicalidade são eixos organizadores destas práticas. Pela roda iniciamos esta tese, e em roda chegamos perto do que tem de ser seu fim. Encontrar na Ancestralidade, na Oralidade, na Musicalidade como tramas centrais que dizem de um ritmo próprio de uma Pedagogia do Fuxico é também reconhecer a circularidade como essa possibilidade de um por vir... e de outro... e de outro...pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Bussoletti, Denise Marcos


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