Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSoares, Rodrigo Lemos
dc.date.accessioned2023-05-25T23:38:35Z
dc.date.available2023-05-25T23:38:35Z
dc.date.issued2021-07-12
dc.identifier.citationSOARES, Rodrigo Lemos. “É um mal de Amor”: narrativas que forjam uma Educação quimbandeira. 2021. 170f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9504
dc.description.abstractBy what paths through research writing is it possible to settle an Education quimbandeira? This is the question that drove the writing of this thesis. From this concern my investigative enterprise remained guided by the objective of knowing how the relationships between the elements pedagogical activities present in the rituals and knowledge are developed in Quimbanda terreiros in the southern region of Rio Grande do Sul. The organization and writing of the text was defined, from the crossroads of appearance in the narratives of the network of collaborators, which was formed by the space conferred for the indication of participants, from two basic participants, namely, my ex Mother of Saint (Maria Padilha das Almas) and my current Father of Saint (Tiriri da Encruzilhada). The composition of the network is formed by the presence of pomba-giras and exus of the different domains of Quimbanda, that is, kalunga grande, kalunga pequena, Matas, Cruzeiros and Almas. The analytical giras were possible by the agency of the Cultural Analysis technique, bricolada with elements of Autoethnography, Oral History and Cultural Studies. According to the idea of dynamism, character that defines pomba-giras and exus, the writing, from Quimbanda, was carried out by the reason of the Quimbandeiro Love, the one who is a fugitive, who lives in the memories, experiences and practices of the terreiros. So too is the reasonableness derived from epistemological subjectivity made possible by the presence of pomba-giras and exus in our lives. A scientific reason that imprints knowledge on our bodies and consolidates educational dynamics that they derive from religious settlements and foundations, which consider sociocultural experiences, from the african and/or matrix religions. Pomba-giras and Exus are propositions of the gira, uncertainty, transformation, as fundamental elements for understanding an educational practice of the terreiros, implied in the symbology of the body as locus of teaching-learning relations, that's because, it's about them that the tools and techniques of knowing are invested.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturaspt_BR
dc.subjectQuimbandapt_BR
dc.subjectTerreirospt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCulturespt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.title“É um mal de amor”: narrativas que forjam uma educação quimbandeirapt_BR
dc.title.alternative"It's an evil of Love": narratives that forge a Quimbandeira Educationpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoPor quais caminhos através da escrita de pesquisa é possível assentar uma Educação quimbandeira? Eis a questão que impulsionou a escrita desta tese. A partir dessa inquietação meu empreendimento investigativo manteve-se orientado pelo objetivo de saber de que maneira as relações entre os elementos pedagógicos presentes nos rituais e saberes são desenvolvidas em terreiros de Quimbanda da região sul do Rio Grande do Sul. A organização e escritura do texto foi definida, a partir das encruzilhadas de aparecimento nas narrativas da rede de colaboradores, a qual foi formada pelo espaço conferido para indicação de participantes, a partir de dois participantes basilares, a saber, minha ex Mãe de Santo (Maria Padilha das Almas) e o meu atual Pai de Santo (Tiriri da Encruzilhada). A composição da rede é formada pela presença de pomba-giras e exus dos diferentes domínios da Quimbanda, isto é, kalunga grande, kalunga pequena, Matas, Cruzeiros e Almas. Os dados foram produzidos por entre [vistas] e recorrência aos elementos das autoetnografia. As giras analíticas, por sua vez, foram possíveis pelo agenciamento da técnica de Análise Cultural, bricolada com elementos da Autoetnografia, História Oral e Estudos Culturais. Conforme a ideia de dinamicidade, caractere que define pomba-giras e exus, a escrita, a partir da Quimbanda, foi realizada pela razão do Amor quimbandeiro, aquele que é fugidio, que vive nas memórias, nas experiências e práticas dos terreiros. Assim também é a razoabilidade derivada da subjetividade epistemológica possibilitada pela presença de pomba-giras e exus, em nossas vidas. Uma razão científica que imprime saberes em nossos corpos e consolida dinâmicas educativas que derivam de assentamentos e fundamentos religiosos, os quais consideram experiências socioculturais, das religiões de vertente e/ ou matriz africana. Pomba-giras e Exus são propositivos da gira, da incerteza, da transformação, enquanto elementos fundamentais para compreensão de uma prática educativa dos terreiros, implicados na simbologia do corpo como lócus das relações de ensino-aprendizagem, isso porque, é sobre eles que são investidas as ferramentas e técnicas de saber.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Bussoletti, Denise Marcos


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem