dc.creator | Gonçalves, Sílvia Nilcéia | |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T23:38:47Z | |
dc.date.available | 2023-05-25T23:38:47Z | |
dc.date.issued | 2023-03-18 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Sílvia Nilcéia. A docência como artesania: por um pensar e agir hermenêutico. 2022. 421f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9505 | |
dc.description.abstract | This dissertation is the result of the encounter between the teaching exercised by a teacher-researcher and the philosophical hermeneutics of Hans-Georg Gadamer (1900-2002). The question that triggers the research and the teacher's teaching is how to overcome the students' resistance to learning school content and, at the same time, how to resist to the educational project based on technical-instrumental rationality. For this, an in-depth study is undertaken on resistance, from the perspective of the
teacher's movement, defending its positive aspect in education. This involves the criticism and the creation, based on Foucault, Freire and Gadamer. The dissertation has as analysis material the teacher's pedagogical documentation, constituted between the years 2013 to 2020. The theoretical-methodological basis of the research is philosophical hermeneutics. This investigation engages with the concept of pedagogical handicrafts and with eight hermeneutic principles: the ethics, the aesthetics, the questions, the dialogue, the language, the experience, the tradition and the training; principles that make the teacher's work visible as a testimony of a unique practice. The handicrafts are assumed as a teacher's capacity for reflection and action with regards to issues faced at school, this self-reflection on the educational meaning of gestures, thoughts and speeches, hers and the students, performs the movement of understanding of the documentation as way to avoid the dichotomy between theory
and practice. This handcraft encompasses a set of techniques, procedures, theories, experiences and examples given by tradition, which allows for sustaining the teaching as a practical philosophy (Gadamer's) or a practical wisdom (Greek phronesis). This is because, when arranged through diversified pedagogical documentation constituted by the teacher, this handcraft guides her pedagogical thinking and doing. In this way, the dissertation argues that a teaching arranged through pedagogical handicrafts - guided by principles of a hermeneutic pedagogy - gives a new meaning to the school,
enabling its reinvention when facing the resistance of the students and resistance to the educational project based on the technical-rationality instrumental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia hermenêutica | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Artesania pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Hermeneutic pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Resistance | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical craft | pt_BR |
dc.title | A docência como artesania: por um pensar e agir hermenêutico | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching as handicrafts: for a hermeneutic thinking and acting | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese é fruto do encontro entre a docência exercida por uma professora pesquisadora e a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer (1900-2002). A questão que desencadeia a pesquisa e a docência da professora é a de como vencer as resistências dos alunos em aprender os conteúdos escolares e, ao mesmo tempo, como resistir ao projeto educativo baseado na racionalidade técnico-instrumental. Para isso, empreende-se um estudo aprofundado sobre a resistência na perspectiva
do movimento da professora, defendendo seu aspecto positivo na educação, envolvendo a crítica e a criação, articuladas com base em Foucault, Freire e Gadamer. A tese tem como material de análise a documentação pedagógica da professora, constituída entre os anos de 2013 a 2020, e a hermenêutica filosófica, base teórico metodológica da pesquisa. Nesse horizonte investigativo, trabalha-se com o conceito de artesania pedagógica e com oito princípios hermenêuticos: a ética, a estética, a pergunta, o diálogo, a linguagem, a experiência, a tradição e a formação. Esses princípios tornam visível o trabalho da professora como testemunho de uma prática singular. A artesania pedagógica é assumida como a capacidade de reflexão e ação da professora frente às questões enfrentadas na escola, professora que, se perguntando sobre o sentido educativo dos gestos, dos pensamentos e das falas,
suas e dos alunos, realiza o movimento de compreensão da sua documentação como modo de evitar a dicotomia entre teoria e prática. Essa artesania abrange um conjunto de técnicas, procedimentos, teorias, experiências e exemplos dados pela tradição, que permite sustentar a docência como filosofia prática (de Gadamer) ou sabedoria prática (phronésis grega), pois, ao ser arranjada por meio de diversificada documentação pedagógica constituída pela professora, guia o seu pensar e fazer
pedagógicos. Dessa forma, a tese defende que uma docência arranjada por meio de artesania pedagógica, pautada por princípios de uma pedagogia hermenêutica, dá um novo sentido à escola, possibilitando sua reinvenção ao enfrentar as resistências dos alunos e resistir ao projeto educativo baseado na racionalidade técnico-instrumental. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nörnberg, Marta | |