Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCardozo, Karina Gonçalves
dc.date.accessioned2023-05-26T23:32:40Z
dc.date.available2023-05-26T23:32:40Z
dc.date.issued2022-03-28
dc.identifier.citationCARDOZO, Karina Gonçalves. A trajetória do curso Técnico em Vestuário e sua cultura escolar no CaVG em Pelotas/RS (1996 – 2001). Orientador: Prof. Dr. Elomar Antonio Callegaro Tambara. 2022. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9522
dc.description.abstractThe presente master’s dissertation has a main focus to analyse the path of the Clothing Technical course from its school culture, in the CAVG institution, in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul, between the period of 1996 and 2001. To understand the early years of the Clothing Technical course and analyze the research object, we used as main medium the school culture, seeking to identify the actors of the course constituition, as well as the school space, materials used, disciplines and the importance of the gender issues in relation to the subject. The studied period begins in 1996, when the meetings among teachers began in order to restructure the Technical course in Home Economics course at CaVG, which later originated the Technical course in Clothing, until the firts class graduated. For the research there interviews were held with teachers and students from both courses, trying to recall memories connected to the course and to CaVG. This investigation also ocurred through documental analysis, using documents presnt in CaVG’s collection, such as class diaries, photos and notes taken by teachers during the period mentioned above. The theoretical basis was based on the concepts of school institutions, using authors such as Justino Magalhães and Sanfelice, school culture from Dominique Julia and Vidal, goind through the concept of gender. From the analyses, it is possible to understand that path of the Clothing course started in the process of closing the Technical course of Home Economics, which ocurred due the analyses and reforms made in the vocational courses. The Clothing Technical course at CaVG was structured from the materials and faculty avaliable from Home Economics. As a consequence, the Clothing Technical course presents particularities, due to its connection with the preceded it, the belonging to an institution that has a Strong connection with the rural enviroment and finally for being located in the city of Pelotas, wich has a great demand in the area of commerce.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectConjunto Agrotécnico Visconde da Graça - CAVGpt_BR
dc.subjectTécnico em vestuáriopt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectClothing technicianpt_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.titleA trajetória do curso Técnico em Vestuário e sua cultura escolar no CaVG em Pelotas/RS (1996 – 2001)pt_BR
dc.title.alternativeThe path of the clothing technical course from its school culture it CaVG in Pelotas/RS (1996 – 2001)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado tem como principal enfoque analisar a trajetória do curso Técnico em Vestuário a partir da sua cultura escolar, na instituição CaVG, na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, entre o período de 1996 a 2001. Para compreender os primeiros anos do curso Técnico em Vestuário e analisar o objeto de pesquisa, utilizamos como principal meio a cultura escolar, buscando identificar os atores da constituição do curso, assim como o espaço escolar, materiais utilizados, disciplinas e a importância da questão de gênero em relação ao tema. O período estudado inicia-se em 1996, quando começam as reuniões entre professoras a fim de reestruturar o curso Técnico em Economia Doméstica do CaVG, que posteriormente da origem ao curso Técnico em Vestuário, até a primeira turma do curso se formar. Para a pesquisa foram realizadas entrevistas com professoras e alunas de ambos os cursos, buscando rememorar lembranças ligadas ao curso e ao CaVG. A investigação também ocorreu através da análise documental, utilizando documentos presentes no acervo do CaVG, como diários de classe, fotos e anotações feitas pelas professoras no período citado acima. O embasamento teórico foi pautado nos conceitos de instituições escolares, utilizando autores como Justino Magalhães e Sanfelice, cultura escolar a partir de Dominique Julia e Vidal, perpassando o conceito de gênero. A partir das análises, é possível compreender que a trajetória do Vestuário teve início no processo de encerramento do curso Técnico de Economia Doméstica, que ocorreu em virtude das análises e reformas feitas nos cursos profissionalizantes. O curso Técnico em Vestuário do CaVG foi estruturado a partir dos materiais e corpo docente disponíveis da Economia Doméstica. Como consequência disso, o curso Técnico em Vestuário apresenta particularidades, em razão da sua ligação com o curso que o antecedeu, o pertencimento a uma instituição que tem uma forte ligação com o meio rural e por fim por estar localizado na cidade de Pelotas, que tem uma grande demanda na área do comércio.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Tambara, Elomar Antônio Callegaro


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem