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dc.creatorPiotrowski, Jaqueline de Gaspar
dc.date.accessioned2023-05-31T00:35:50Z
dc.date.available2023-05-31T00:35:50Z
dc.date.issued2022-08-25
dc.identifier.citationPIOTROWSKI, Jaqueline de Gaspari. O estudo de impressos estudantis em História da Educação: uma abordagem a partir do impresso estudantil ‘O GAÚCHO’ (1953-1955). Orientador: Eduardo Arriada. 2022. 230f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9551
dc.description.abstractReflections and thesis situated in the field of the History of Education are presented, within the scope of the Cultural History assumptions, having the basis of investigation in student press, focusing, in this sense, on authors such as Roger Chartier, AnneMarie Chartier, Michel de Certeau and Tania de Luca for theoretical discussions. The objective was the survey, cataloging and study of student’s journals from the collection of the Documentation Center from CEIHE-UFPEL, where it was sought to problematize and bring notes regarding the possibilities of studying the student press, as a source and object of research in History of Education. From the collection, 16 student’s journals were selected for investigation and sampling, relating as criteria that such prints should come from Rio Grande do Sul, whether organized in a school environment or by independent student organizations, secular or religious, public or private, for women's, men's, mixed or boarding schools, whether periodical or commemorative, produced at primary, junior high or secondary levels and, mainly, prepared 'by' and/or 'for' students. From the sampling, the journal 'O Gaúcho', produced and published by the students from Colégio São José, at São Leopoldo, was chosen to deepen the analysis. The collection has 10 copies of the journal 'O Gaúcho' available, with editions from 1953, 1954 and 1955. Therefore, analyzes are carried out on what the student press is, its production and circulation among its peers, determining its textual and visual content, printed and published, concluding that the student’s journal functions as a motivational instrument of great importance and potential in its role of pedagogical support for reading and writing, used both by students and by the institution.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectImpressos estudantispt_BR
dc.subjectImpresso pedagógicopt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectInstituições escolarespt_BR
dc.subjectStudent presspt_BR
dc.subjectPedagogical presspt_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectSchool institutionspt_BR
dc.titleO estudo de impressos estudantis em História da Educação: uma abordagem a partir do impresso estudantil ‘O GAÚCHO’ (1953-1955)pt_BR
dc.title.alternativeThe study of student press in History of Education: an approach from the student press ‘O GAÚCHO’ (1953-1955)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoApresentam-se as reflexões e tese situada no campo da História da Educação, no âmbito dos pressupostos da História Cultural, tendo a base de investigação nos impressos estudantis, centrando-se, nesse sentido, em autores como Roger Chartier, Anne-Marie Chartier, Michel de Certeau e Tania de Luca para as discussões teóricas. Objetivou-se o levantamento, catalogação e estudo dos impressos estudantis do acervo do Centro de Documentação do CEIHE-UFPEL, onde buscou-se problematizar e trazer apontamentos no que se refere às possibilidades do estudo do impresso estudantil, como uma fonte e objeto de pesquisa em História da Educação. Do acervo foram selecionados para investigação e recorte do corpus documental 16 impressos estudantis, relacionando como critérios que tais impressos deveriam ser provenientes do Rio Grande do Sul, sejam organizados em ambiente escolar ou por grupos e órgãos estudantis independentes, de caráter laico ou religioso, público ou privado, de instituições femininas, masculinas, mistas ou internatos, seja de edição periódica ou comemorativa, produzidos em nível primário, ginasial ou secundário e, principalmente, elaborado ‘por’ e/ou ‘para’ estudantes. Fragmentando o corpus documental foi escolhido para o aprofundamento das análises o impresso ‘O Gaúcho’, produzido e publicado pelas estudantes do Colégio São José, de São Leopoldo. O acervo tem à disponibilidade de 10 exemplares do impresso ‘O Gaúcho’, com edições de 1953, 1954 e 1955. Por conseguinte, desenvolvem-se análises sobre o que é o impresso estudantil, sua produção e circulação entre seus pares, determinando-se seu conteúdo textual e visual, impresso e publicado, concluindo-se que o impresso estudantil exerce funções como instrumento motivacional de grande importância e potencialidade em seu papel de apoio pedagógico para a leitura e escrita, utilizado tanto por estudantes quanto pela instituição.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Arriada, Eduardo


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