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dc.creatorHallwass, Lia Cristiane Lima
dc.date.accessioned2023-05-31T00:36:28Z
dc.date.available2023-05-31T00:36:28Z
dc.date.issued2023-02-15
dc.identifier.citationHALLWASS, Lia Cristiane Lima. Formação para o Mundo do Trabalho no Século XXI: relações entre teorias curriculares, nova gestão pública e transformações na educação superior. 381 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9554
dc.description.abstractThe goal of this thesis was to investigate how NPM resignifies the traditional curriculum theories in the 21st century, aiming at training for work, in bachelor's courses in administration. In the history of the globalized economy, industrial revolutions have led to transformations in the world of work and in the education-market relationship, due to the demands for workers. In the face of demand, traditional theories aimed at educational efficiency based on the efficiency of the Taylorist industry. For Bobbit, in 1918, the function of education was to produce workers; and their efficiency, measured by the adequacy of these workers to work. This ephiscientist ideas was reiterated in Tyler's curricular rationality in 1949 and in Bloom's instructional teaching in 1956. They aimed at the sequential relationship between objectives, experiences and learning evaluation. This relationship would increase the profesional training efficiency. NPM's philosophy, also due to globalization, began to embody adjustments in public services, including education, aiming at productivity. Consonants, as shown in this research, the assumptions of traditional theories and NGP are present in the educational scenario of this century, determining goals, tensioning processes and forcing social results that resume this education-market relationship. This study involved bibliographic review, documental analysis, interviews and analysis of results through categories (university managerialism, full worker, production of individuals and educational efficiency) and thematic subcategories. The missions and social relations and management discourses found in universities revealed a context of university managerialism analogous to the traditional curriculum theories and NGP. Their objectives of integral worker training prioritized the demands of the globalizes market of industry 4.0, being equally convergent with these theories. On the other hand, the production of individuals and educational efficiency did not have the same compatibility, due to challenges involving curricular knowledge, pedagogical guidelines, human diversity, teaching work and educational laws. It was possible to conclude that the intention of an efficient training focused on work ceases in the definition of curricular objectives. The universities still do not presenting practical effects in the organization of curricular educational experiences and in the evaluation of educational outcomes.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMundo do trabalhopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectNova gestão públicapt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectGraduação em Administraçãopt_BR
dc.subjectLabor worldpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectNew public managementpt_BR
dc.subjectHigh educationpt_BR
dc.subjectBachelor's courses in Administrationpt_BR
dc.titleFormação para o mundo do trabalho no século XXI: relações entre teorias curriculares, nova gestão pública e transformações na educação superiorpt_BR
dc.title.alternativeTraining for the World of Work in the 21st Century: relations between curricular theories, new public management and transformations in higher educationpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta tese foi investigar como a NGP ressignifica os pressupostos das teorias tradicionais do currículo no século XXI, visando à formação para o trabalho, a partir da reflexão sobre os discursos institucionais de universidades públicas do Rio Grande do Sul e dos currículos de seus cursos de graduação em administração. Na história da economia globalizada, as revoluções industriais acarretaram transformações tanto no trabalho quanto na relação educação-mercado, devido às crescentes demandas por mão de obra. Face à demanda, as teorias tradicionais visavam à eficiência educacional a partir dos conceitos oriundos da indústria taylorista. Para Bobbit, em 1918, a função da educação era produzir trabalhadores; e sua eficiência, medida pela adequação dos trabalhadores ao trabalho. Esse ideário eficientista foi reiterado na racionalidade curricular de Tyler, em 1949, e no ensino instrucional de Bloom, em 1956. Eles miravam na relação sequencial entre objetivos, experiências e avaliação da aprendizagem. Essa relação aumentaria a eficiência educacional no que tange à formação profissional. A filosofia gerencialista da NGP, também devido à globalização, passou a consubstanciar ajustamentos na gestão de serviços públicos, inclusa a educação, visando à produtividade. Consoantes, conforme mostrado nesta pesquisa, os pressupostos das teorias tradicionais e da NGP vem invadindo o cenário educacional desse século, determinando objetivos, tensionando processos e forçando resultados sociais que retomam a relação educação-mercado em pauta. Este estudo envolveu revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas e análise de conteúdo por meio de categorias (gerencialismo universitário, trabalhador integral, produção de indivíduos e eficiência educacional) e subcategorias temáticas. As funções e relações sociais e os discursos de gestão encontrados nas universidades revelaram um contexto de gerencialismo universitário análogo aos pressupostos das teorias curriculares e da NGP. Seus objetivos de formação de trabalhador integral priorizaram as demandas do mercado globalizado da indústria 4.0, sendo igualmente convergentes com esses pressupostos. No que se refere à produção de indivíduos e eficiência educacional, não houve a mesma compatibilidade, devido a desafios relativos à oferta e aproveitamento de experiências ao nível do trabalho entre os quais envolvem conhecimentos curriculares, diretrizes pedagógicas, diversidade humana, trabalho docente e legislação educacional. Com isso, foi possível concluir que a intenção de uma formação eficiente voltada ao trabalho cessa na definição de objetivos curriculares, ainda não apresentando efeitos práticos na organização das experiências educacionais curriculares e na avaliação dos resultados educacionais.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Del Pino, Mauro Augusto Burkert


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