Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorVargas, Vladimir Beskow
dc.date.accessioned2023-08-01T22:56:06Z
dc.date.available2023-08-01
dc.date.available2023-08-01T22:56:06Z
dc.date.issued2022-03-28
dc.identifier.citationVARGAS, Vladimir Beskow. “O Brasil não pode parar!” : uma análise bakhtiniana do projeto de dizer da propaganda do ENEM 2020. 2022. 92f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9882
dc.description.abstractThe month is March, and the year is 2020. The problems arising from COVID-19 were still at their beginning. At the time, no country in the world was prepared to what was to come. However, a good part of the European Bloc anticipated these problems and established public health policies to prevent the virus from spreading. In Brazil, little or almost nothing was done. There was no actual lockdown, what the Ministry of Health proposed were basic measures, such as wearing masks, using hand sanitizers and avoiding crowds. Nevertheless, there is an annual examination, the National High School Examination - Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), which provides students with an opportunity to join in the country’s Higher Education Institutions (especially in the public system). Afraid of what was to come, students and student entities have manifested and asked for either the postponement or the complete suspension of the tests, due to the escalation of the number of cases and deaths. Schools were closed, classes interrupted, and the huge gap between public and private school students widened. However, on May 2020, the Ministry of Education launched an institutional advertisement confirming that ENEM would be carried out. The acceptance of the TV commercial by the students (typical interlocutors) was disastrous. Thus, this research, based on the Bakhtinian perspective, focuses on promoting a verbal-visual analysis of the utterance (institutional advertisement) and, therefore, identify to whom it has been oriented, and what its project of speech is. The theoretical background is divided in three parts: utterance and its characteristics, speech genres and some notes on advertising and institutional advertising and based on authors such as Sobral and Giacomelli (2006), Fiorin (2016), Brait and Melo (2010), among others. The methodology is guided by the proposal elaborated by Sobral (2006), which involves three stages: description, analysis, and interpretation. Furthermore, we will clarify an important section of advertising analysis, which is the division into shots and sequences according to Harris' (1982) assumptions. Finally, the final considerations of this work point to a contradiction between the initial proposal of institutional advertising and its real project of speech.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectPropaganda institucionalpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectGêneros do discursopt_BR
dc.subjectVerbo-visualpt_BR
dc.subjectInstitutional advertisementpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectspeech genrespt_BR
dc.title“O Brasil não pode parar!” : uma análise bakhtiniana do projeto de dizer da propaganda do ENEM 2020pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO mês é março e o ano é 2020. Os problemas provenientes do Covid-19 ainda estavam na sua origem. Naquele momento, nenhum país do mundo estava preparado para o que viria. No entanto, boa parte dos países do bloco europeu antecipou-se e estabeleceu políticas de saúde pública que tencionavam a restrição da propagação do vírus. No Brasil, pouco ou quase nada se fez. Não houve lockdown2 de fato, o que o Ministério da Saúde propôs foram medidas básicas como usar máscaras, álcool em gel e não promover aglomerações. No entanto, anualmente ocorre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que possibilita o ingresso dos estudantes (principalmente da rede pública) nas IES do país. Com medo do que estava por vir, estudantes e entidades estudantis manifestaram-se pedindo o adiamento ou o cancelamento da prova em virtude do crescimento exponencial de casos e óbitos. Escolas foram fechadas, aulas interrompidas e o abismo existente entre estudantes da rede pública e da rede privada aumentou. Contudo, em maio de 2020, o Ministério da Educação lançou uma propaganda institucional confirmando a realização do ENEM. A aceitação do comercial por parte dos estudantes (interlocutores típicos) foi desastrosa. Neste sentido, esta pesquisa tem como enfoque, com base na perspectiva bakhtiniana, promover uma análise da verbo-visualidade do enunciado (propaganda institucional) e por consequência identificar para quem ela foi orientada e qual é o seu projeto de dizer. A parte teórica será dividida em três momentos. O enunciado e suas características, os gêneros do discurso e alguns apontamentos sobre propaganda e propaganda institucional. Para isso serão utilizados autores como Sobral e Giacomelli (2006), Fiorin (2016), Brait e Melo (2010), entre outros. A metodologia será norteada pela proposta elaborada por Sobral (2006), compreendida por três etapas: descrição, análise e interpretação. Além disso, nesta parte esclareceremos uma seção importante da análise da propaganda, que será a divisão em planos e sequências, de acordo com os pressupostos de Harris (1982). Por fim, teremos as considerações finais deste trabalho que apontam para um contrassenso entre a proposta inicial da propaganda institucional e o seu real projeto de dizer.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Giacomelli, Karina
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem